Avançar para o conteúdo principal

Deputados do PS de visita a Nelas: Santar - "aldeia vinhateira", é uma ambição do município

No âmbito do Parlamento de Proximidade os deputados José Junqueiro, Acácio Pinto e Elza Pais deslocaram-se ao concelho de Nelas onde reuniram na câmara municipal presidida por Borges da Silva, presidente eleito nas listas do PS, que fez uma síntese da atividade desenvolvida, das apostas ganhas e dos projetos para o futuro.
Relevou o controlo sobre a dificílima situação económica, herdada da gestão do PSD/CDS, com mais de 16 milhões de euros em dívida e apresentou a sua estratégia alternativa. De janeiro de 2014, aquando da primeira reunião institucional com os mesmos deputados, a situação evoluiu muito favoravelmente.
Agora, depois de 18 meses de mandato, há mais 600 novos postos de trabalho, mais empresas e melhor futuro. A atratividade industrial e empresarial que conseguiu levar ao terreno tem dinamizado a economia local e proporcionado o regresso do concelho ao futuro.
No âmbito da estratégia rodoferroviária defendeu uma intervenção urgente na linha da Beira Alta de modo a auxiliar a competitividade das empresas, do transporte de mercadorias e, igualmente, o aumento de passageiros. Sublinhou a importância do IC12 no âmbito de uma estratégia que liga a A25, desde Mangualde, ao IP3 sul, na interseção com Santa Comba Dão, corredor que tem mais de 2 mil camiões por dia, bem como o IC37 como via estratégica de ligação a Viseu e à Serra da Estrela.
Referiu, como área de interesse estratégico, as Caldas da Felgueira, porque considera não só o seu prestígio reconhecido, mas também a possibilidade de se transformarem
num ponto de encontro intergeracional, um novo conceito, onde para além dos tratamentos tradicionais, existam ofertas que hoje mantém e estimulam a boa forma física e o bem-estar.
Depois fomos a Santar, visitámos um dos equipamentos de restauração de referência, paço dos Cunhas de Santar, um top consagrado no enoturismo, oficialmente reconhecido.
A ambição é incluir Santar no projeto das aldeias vinhateiras. A taxa de sucesso vai ser elevadíssima, porque o elevado número de equipamentos seculares existentes são um património raro que, globalmente, para além da produção de vinhos tem um dos mais fantásticos conjuntos de jardins, primorosamente conservados e trabalhados, que, naturalmente, vão viabilizar e materializar o conceito "Garden Village"
Complementarmente, Borges da Silva e a sua equipa, e participaram na reunião os vereadores Sofia Marques, Adelino Amaral e o presidente da assembleia, António Borges Santos, entre outras autarcas, insistem na capacitação do centro de estudo vitivinícolas de modo a que se transforme num centro de inovação, investigação e experimentação de excelência e possa ser um valor acrescentado estruturante para a qualificação dos vinhos do Dão.

Terminámos a visita no novo espaço “Fidalgas de Santar Gourmet”, na EN 231, em Casal Sancho, que aposta "na vasta gama de vinhos do Dão, com destaque para os seus Fidalgas de Santar, e em diversos produtos endógenos, produzidos no concelho, como o mel, compotas e azeite”.







































Mensagens populares deste blogue

Sermos David e Rafael, acalma-nos? Não, mas ampara-nos e torna-nos mais humanos!

  As palavras, essas, estão todas ditas. Todas. Mas continua a faltar-nos, a faltar-me, a compreensão. Uma explicação que seja. Só uma, para tão cruel desenlace. Da antiguidade até ao agora, o que é que ainda não foi dito? O que é que falta dizer? Nada e tudo. E aqui continuamos, longe, muito distantes, de encontrar a chave que nos abra a porta deste paradoxo. Bem sei que, quiçá, essa procura é uma impossibilidade. Que não existe qualquer via de acesso aos insondáveis desígnios. Da vida e da morte. Dos tempos de viver e de morrer. Não existe. E quando esses intentos acontecem em idades prematuras? Em idades temporãs? Tenras? Quando os olhos brilham? Quando os sonhos semeados estão a germinar? Aí, tudo colapsa. É a revolta. É o caos. Sermos David e Rafael, nestes tempos cruéis, não nos acalma. Sermos comunidade, não nos sossega. Partilharmos a dor da família, não nos apazigua. Sermos solidários, não nos aquieta. Bem sei que não. Mas, sejamos tudo isso, pois ainda é o q...

Frontal, genuíno, prestável: era assim o António Figueiredo Pina!

  Conheci-o no final dos anos 70. Trabalhava numa loja comercial, onde se vendia de tudo um pouco. Numa loja localizada na rua principal de Sátão, nas imediações do Foto Bela e do Café Sátão. Ali bem ao lado da barbearia, por Garret conhecida, e em frente da Papelaria Jota. Depois, ainda na rua principal, deslocou-se para o cruzamento de Rio de Moinhos, onde prosseguiu a sua atividade e onde se consolidou como comerciante de referência. Onde lançou e desenvolveu a marca que era conhecida em todo o concelho, a Casa Pina, recheando a sua loja de uma multiplicidade de ferramentas, tintas e artefactos. Sim, falo do António Figueiredo Pina. Do Pinita, como era tratado por tantos amigos e com quem estive, há cerca de um mês e meio, em sua casa. Conheceu-me e eu senti-me reconfortado, conforto que, naquele momento, creio que foi recíproco. - És o Acácio - disse, olhando-me nos olhos. Olhar que gravei e que guardo! Quem nunca entrou na sua loja para comprar fosse lá o que fosse? Naquel...

Murganheira: O melhor espumante de Portugal!

LETRASECONTEUDOS.PT Ficam no concelho de Tarouca, em Ucanha, a norte do distrito de Viseu, e são um mundo escondido sob aquela colina revestida pela vinha alinhada e bem verde, no verão, antes da colheita das uvas touriga, tinta roriz, gouveio, cerceal, chardonnay ou pinot . Trata-se das Caves da Murganheira e ali estão há mais de 60 anos.  Situadas num espaço magnífico, de transição entre a Beira e o Douro, as Caves da Murganheira conjugam modernidade e tradição. A modernidade do edifício onde se comercializa e prova o segredo encerrado em cada garrafa de espumante e a tradição das galerias das caves "escavadas" a pólvora e dinamite naquele maciço de granito azul. E se no edifício de prova - com um amplo salão, moderno e funcional, com uma enorme janela aberta sobre a magnífica paisagem vinhateira, que encantou os cistercienses - é necessário ar condicionado para manter uma temperatura, que contraste com o agreste calor estival, já nas galerias subterrâneas a temperatura...