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Diário de Viseu 25 fevereiro 2015 |
Na pergunta, Acácio Pinto, José Junqueiro e Elza Pais
referem que “o respeito institucional impõe aos membros do Governo respostas
aos deputados claras e objetivas e com o máximo nível de detalhe que for
possível”, dadas no prazo de 30 dias.
Os três deputados eleitos por Viseu contam que, em setembro
de 2014, questionaram o Governo sobre esta variante, tendo a resposta chegado
cinco meses depois.
“As perguntas contidas no requerimento eram claras e
objetivas e referiam-se à variante à EN 229 entre Sátão e Viseu, portanto a uma
via nova, de raiz, cujo processo se iniciou em junho de 2011”, tendo Declaração
de Impacto Ambiental datada de fevereiro de 2012, referem.
No entanto, a resposta que receberam agora do Ministério da
Economia indica apenas que o “Plano de Proximidade da Estradas de Portugal
contempla a intervenção no eixo ‘EN 229 - Sátão/Viseu – eliminação de
constrangimentos em zonas industriais'” e refere o sítio da Internet onde podem
ser consultados os planos de proximidade.
Por isso, os deputados decidiram colocar nova pergunta
“sobre a variante à EN 229 – Sátão/Viseu (construção de nova via)” e não sobre
a “EN 229 - Sátão/Viseu – eliminação de constrangimentos em zonas industriais”,
que tem a tipologia de “grande reparação”, segundo o Plano de Proximidade da
Estradas de Portugal.
“Qual o cronograma para a construção da variante à EN 229 –
Sátão/Viseu (nova via)? Quais os montantes financeiros envolvidos nesta obra?”,
interrogam os socialistas.
Acácio Pinto, José Junqueiro e Elza Pais querem ainda esclarecer
se “o projeto ‘EN 229 - Sátão/Viseu – eliminação de constrangimentos em zonas
industriais’, que consta no Plano de Proximidade com uma dotação de 3.000.000 e
com a tipologia grande reparação, é para o Governo a mesma coisa que variante à
EN 229 – Sátão/Viseu (nova via)”.
Em caso de resposta negativa, questionam “a que projeto
concreto se refere ‘EN 229 - Sátão/Viseu – Eliminação de constrangimentos em
zonas industriais’”.
AMF // SSS»