Nas IV jornadas "Cidadania em ação - Rumos de mudança", em Moimenta da Beira | Mais interior, melhor país

Participei, no dia 29 de maio, a convite da organização, nas IV jornadas "Cidadania em ação - Rumos de mudança", promovidas pela câmara municipal de Moimenta da Beira em articulação com a Rede Social.
A minha intervenção, a que dei o título "Mais interior, melhor país", centrou-se em torno das questões das assimetrias regionais.
Não restam quaisquer dúvidas de que o interior não tem tido o olhar, a atenção e os investimentos por parte da administração central que se impõe. Antes pelo contrário e sobretudo nos últimos anos tem estado debaixo de fogo com o encerramento de serviços, com a suspensão de todos os investimentos em acessibilidades de proximidade e com a extinção de benefícios fiscais que existiam até 2011 para as empresas do interior.
Aquilo que se espera é que o novo acordo de parceria e o quadro de apoios comunitários 2014-2020 possam ser bem direcionados para a resolução dos problemas estruturais com o interior se defronta e que não seja mera retórica.
No painel em que participei, moderado por Pedro Dias, vice-presidente da cooperativa do Távora, intervieram em representação da CCDRN, Pedro Moia, e da CIM Douro, Paulo Noronha, em que explanaram as principais linhas do próximo quadro comunitário e da estratégia integrada para o Douro.
Parabéns à câmara municipal, na pessoa do seu presidente, José Eduardo Ferreira, por mais esta importante iniciativa realizada no seu concelho, bem como uma palavra de reconhecimento para todos quantos se empenharam e envolveram neste evento.
(Foto: Rui Bondoso)