Avançar para o conteúdo principal

Manhouce - São Pedro do Sul: 1ª Feira da vitela de lafões, de 16 a 18 de maio

O presidente da câmara municipal de São Pedro do Sul, Vítor Figueiredo, com a presença de Isabel Silvestre e do seu magnífico grupo coral, do presidente da assembleia municipal, Vítor Barros, e do presidente da junta de freguesia, Carlos Alberto Laranjeira, procedeu no dia 16 de maio à abertura oficial da feira da vitela de lafões, em Manhouce, que decorrerá até dia 18.
Associaram-se também a este evento, para além de muita população, os deputados do PS, José Junqueiro e Acácio Pinto, a deputada do BE, Mariana Mortágua, os autarcas do concelho e da região, bem como a confraria dos gastrónomos da região de lafões.
Esta é uma importante iniciativa, de grande significado para a vitela de lafões e para os produtos endógenos da região, com a particularidade de se efetuar em Manhouce, num território de interior, bem marcado pela ruralidade, uma freguesia inserida num ambiente serrano e com paisagens paradisíacas, onde a serra da Freita e o rio Teixeira, com os seus vales profundamente encaixados, fazem a diferença para tantos amantes do turismo de natureza e dos desportos radicais.
O evento constou de um desfile de carros de vacas, carregados com carqueja e com ferramentas agrícolas, que se iniciou junto à igreja. Sempre acompanhado por muitas pessoas e pelo grupo coral de Manhouce, de Isabel Silvestre, sob orientação de Alexandrino Matos, o cortejo foi fazendo paragens, em locais com significado etnográfico, para escutar as magníficas vozes do grupo. Igualmente, durante o percurso, procedeu-se a uma demonstração, pelo presidente da junta de freguesia, de lavrar a terra, "à antiga", com vacas, bem como da lavagem de mantas no rio Teixeira, por lavadeiras de Manhouce, antes do cortejo terminar no largo da sede da Junta de Freguesia onde se efetuou uma visita aos stands ali existentes e onde decorrerá a feira.
A finalizar um lanche servido no chão, sobre mantas, encerrou este primeiro dia da feira da vitela de lafões.
Para os demais dias estão previstas chegas de bois, exposições de artesanato, concurso pecuário, animação musical.
Parabéns.

Mensagens populares deste blogue

Frontal, genuíno, prestável: era assim o António Figueiredo Pina!

  Conheci-o no final dos anos 70. Trabalhava numa loja comercial, onde se vendia de tudo um pouco. Numa loja localizada na rua principal de Sátão, nas imediações do Foto Bela e do Café Sátão. Ali bem ao lado da barbearia, por Garret conhecida, e em frente da Papelaria Jota. Depois, ainda na rua principal, deslocou-se para o cruzamento de Rio de Moinhos, onde prosseguiu a sua atividade e onde se consolidou como comerciante de referência. Onde lançou e desenvolveu a marca que era conhecida em todo o concelho, a Casa Pina, recheando a sua loja de uma multiplicidade de ferramentas, tintas e artefactos. Sim, falo do António Figueiredo Pina. Do Pinita, como era tratado por tantos amigos e com quem estive, há cerca de um mês e meio, em sua casa. Conheceu-me e eu senti-me reconfortado, conforto que, naquele momento, creio que foi recíproco. - És o Acácio - disse, olhando-me nos olhos. Olhar que gravei e que guardo! Quem nunca entrou na sua loja para comprar fosse lá o que fosse? Naquele ba

"Sátão: 50 Anos de Liberdade" foi ao Preço Certo

O livro " Sátão: 50 Anos de Liberdade " foi ao programa Preço Certo. Este programa vai diariamente para o ar na RTP 1 sob a batuta de Fernando Mendes. Foi pela mão de Maria Conceição Loureiro, que participou no programa que foi para o ar nesta segunda-feira, dia 2 de setembro, que o livro foi oferecido a Fernando Mendes, o apresentador deste popular programa televisivo que há várias décadas está a ser emitido. O livro, da autoria de Acácio Pinto, que trata dos últimos 50 anos de vida autárquica no concelho de Sátão, foi oferecido à participante no concurso pela Junta de Freguesia de Mioma, freguesia onde reside.

RÃS - SÁTÃO: FESTA DE NOSSO SENHOR DOS CAMINHOS, DIA 26 DE MAIO

A tradicional festa de NOSSO SENHOR DOS CAMINHOS, em Rãs, concelho de Sátão, decorrerá, este ano, no dia 26 de maio, domingo da Santíssima Trindade. Estão todos convidados para se associarem a uma das maiores, senão mesmo a maior, romaria da beira, que tem na procissão e nos andores os elementos mais característicos. Nasci, cresci e vivi quase 30 anos em Rãs, onde ainda hoje, semanalmente, me desloco por lá residirem os meus pais e por razões telúricas e emocionais. Altar da capela de Nosso Senhor dos Caminhos Altar da capela da Senhora dos Verdes