Avançar para o conteúdo principal

Castro Daire: Projeto BIA apresentado na Assembleia da República

O projeto BIA foi apresentado no plenário da comissão de educação ciência e cultura da Assembleia da República na reunião do dia 7 de maio.
Para apresentar o projeto estiveram presentes os vereadores Rui Braguês e Eurico Moita e o operacionalizador do projeto, Filipe Duarte. A acompanhá-los esteve a jornalista da rádio Limite, Cátia Cardoso, que também colaborou  no desenvolvimento deste projeto.
O projeto BIA representa um sistema de comunicação aumentativo e alternativo multiplataforma, é totalmente gratuito e surgiu com o objetivo de melhorar a vida da Beatriz, uma criança do concelho de Castro Daire com paralisia cerebral que não consegue comunicar de forma verbal.
Este sistema tem como base os símbolos pictográficos de comunicação coloridos, devidamente separados por categoria que, após a sua seleção, reproduz sonoramente a palavra associada ao símbolo, conforme se pode ler no documento relacionado com este projeto (AQUI).
Durante a apresentação do projeto intervieram o vereador da educação, Rui Braguês, que agradeceu a oportunidade de a autarquia poder apresentar o projeto na AR e Filipe Duarte que de uma forma concisa e muito clara explicou as diversas funcionalidades do projeto e o processo de desenvolvimento do mesmo.
Os deputados dos diversos grupos parlamentares intervieram para saudar a iniciativa e para colocarem as questões que entenderam por oportunas.
Pela parte do PS estiveram presentes os deputados eleitos por Viseu Acácio Pinto e Elza Pais. Acácio Pinto intervindo, saudou o projeto pioneiro, com grandes potencialidades de crescimento e de desenvolvimento para aplicação a muitas outras situações quando estejamos perante dificuldades de comunicação.
O projeto BIA é um projeto da câmara de Castro Daire, com download livre.
De referir que a APCV foi um parceiro estratégico no seu desenvolvimento e durante a sua apresentação pública, que ocorreu há dois meses atrás, estiveram presentes em Castro Daire muitas pessoas ligadas à educação especial.
No final da audiência o vereador Eurico Moita brindou o presidente da comissão, José Ribeiro e Castro, com ofertas do município (medalha, livros e um canastro ou espigueiro em miniatura).
Parabéns ao município de Castro Daire por esta iniciativa que revela que para os seus autarcas as pessoas estão primeiro.
NOTA: Antes do início da audiência os membros da delegação do município de castro Daire visitaram diversos espaços da Assembleia da República acompanhados pelos deputados do PS, Acácio Pinto e Elza Pais.

Mensagens populares deste blogue

Frontal, genuíno, prestável: era assim o António Figueiredo Pina!

  Conheci-o no final dos anos 70. Trabalhava numa loja comercial, onde se vendia de tudo um pouco. Numa loja localizada na rua principal de Sátão, nas imediações do Foto Bela e do Café Sátão. Ali bem ao lado da barbearia, por Garret conhecida, e em frente da Papelaria Jota. Depois, ainda na rua principal, deslocou-se para o cruzamento de Rio de Moinhos, onde prosseguiu a sua atividade e onde se consolidou como comerciante de referência. Onde lançou e desenvolveu a marca que era conhecida em todo o concelho, a Casa Pina, recheando a sua loja de uma multiplicidade de ferramentas, tintas e artefactos. Sim, falo do António Figueiredo Pina. Do Pinita, como era tratado por tantos amigos e com quem estive, há cerca de um mês e meio, em sua casa. Conheceu-me e eu senti-me reconfortado, conforto que, naquele momento, creio que foi recíproco. - És o Acácio - disse, olhando-me nos olhos. Olhar que gravei e que guardo! Quem nunca entrou na sua loja para comprar fosse lá o que fosse? Naquele ba

"Sátão: 50 Anos de Liberdade" foi ao Preço Certo

O livro " Sátão: 50 Anos de Liberdade " foi ao programa Preço Certo. Este programa vai diariamente para o ar na RTP 1 sob a batuta de Fernando Mendes. Foi pela mão de Maria Conceição Loureiro, que participou no programa que foi para o ar nesta segunda-feira, dia 2 de setembro, que o livro foi oferecido a Fernando Mendes, o apresentador deste popular programa televisivo que há várias décadas está a ser emitido. O livro, da autoria de Acácio Pinto, que trata dos últimos 50 anos de vida autárquica no concelho de Sátão, foi oferecido à participante no concurso pela Junta de Freguesia de Mioma, freguesia onde reside.

RÃS - SÁTÃO: FESTA DE NOSSO SENHOR DOS CAMINHOS, DIA 26 DE MAIO

A tradicional festa de NOSSO SENHOR DOS CAMINHOS, em Rãs, concelho de Sátão, decorrerá, este ano, no dia 26 de maio, domingo da Santíssima Trindade. Estão todos convidados para se associarem a uma das maiores, senão mesmo a maior, romaria da beira, que tem na procissão e nos andores os elementos mais característicos. Nasci, cresci e vivi quase 30 anos em Rãs, onde ainda hoje, semanalmente, me desloco por lá residirem os meus pais e por razões telúricas e emocionais. Altar da capela de Nosso Senhor dos Caminhos Altar da capela da Senhora dos Verdes