Avançar para o conteúdo principal

Viseu: Grão Vasco e Misericórdia assinalaram o dia internacional dos museus

No dia 18 de maio assisti, pelas 17 horas, numa iniciativa do museu Grão Vasco, a uma visita guiada ao museu em forma de teatro, designada de "Achamentos - a descoberta do Brasil por Pêro Vaz de Caminha" interpretada pelo grupo TGV - grupo de teatro da escola Grão Vasco de Viseu, com guião e encenação de Carlos Clara Gomes, com apoio de professores da escola, sempre em proximidade com os atores, os seus alunos.
Foi uma excelente viagem aos diversos espaços do museu, acompanhados por música, por declamação de textos e por um "índio" que a todos guiou. Esta viagem permitiu a todos a "degustação" do espólio do museu, de que se destacam as pinturas de Vasco Fernandes, o nosso Grão Vasco e em simultâneo rememorizar os "achamentos"!
O diretor do museu, Sérgio Gorjão, deu as boas vindas a todos e acompanhou, também, a visita.
De seguida, a partir das 18 horas, na igreja da Misericórdia, cujo museu esteve aberto ao público, aconteceu um excelente concerto de música, uma colaboração do conservatório de música regional de Viseu com esta iniciativa.
O recuperado órgão da igreja foi o instrumento âncora do concerto, mas também aconteceu, canto, guitarra clássica, violino, acordeão, guitarra portuguesa e flauta.
José Carlos Sousa, diretor do conservatório de música, e Henrique Almeida, da Misericórdia, enquadraram, no início, o evento.
Parabéns ao museu Grão Vasco, à misericórdia de Viseu e ao conervatório regional de música de Viseu.
MUSEU GRÃO VASCO
MUSEU DA MISERICÓRDIA E CONCERTO

Mensagens populares deste blogue

Frontal, genuíno, prestável: era assim o António Figueiredo Pina!

  Conheci-o no final dos anos 70. Trabalhava numa loja comercial, onde se vendia de tudo um pouco. Numa loja localizada na rua principal de Sátão, nas imediações do Foto Bela e do Café Sátão. Ali bem ao lado da barbearia, por Garret conhecida, e em frente da Papelaria Jota. Depois, ainda na rua principal, deslocou-se para o cruzamento de Rio de Moinhos, onde prosseguiu a sua atividade e onde se consolidou como comerciante de referência. Onde lançou e desenvolveu a marca que era conhecida em todo o concelho, a Casa Pina, recheando a sua loja de uma multiplicidade de ferramentas, tintas e artefactos. Sim, falo do António Figueiredo Pina. Do Pinita, como era tratado por tantos amigos e com quem estive, há cerca de um mês e meio, em sua casa. Conheceu-me e eu senti-me reconfortado, conforto que, naquele momento, creio que foi recíproco. - És o Acácio - disse, olhando-me nos olhos. Olhar que gravei e que guardo! Quem nunca entrou na sua loja para comprar fosse lá o que fosse? Naquele ba

"Sátão: 50 Anos de Liberdade" foi ao Preço Certo

O livro " Sátão: 50 Anos de Liberdade " foi ao programa Preço Certo. Este programa vai diariamente para o ar na RTP 1 sob a batuta de Fernando Mendes. Foi pela mão de Maria Conceição Loureiro, que participou no programa que foi para o ar nesta segunda-feira, dia 2 de setembro, que o livro foi oferecido a Fernando Mendes, o apresentador deste popular programa televisivo que há várias décadas está a ser emitido. O livro, da autoria de Acácio Pinto, que trata dos últimos 50 anos de vida autárquica no concelho de Sátão, foi oferecido à participante no concurso pela Junta de Freguesia de Mioma, freguesia onde reside.

RÃS - SÁTÃO: FESTA DE NOSSO SENHOR DOS CAMINHOS, DIA 26 DE MAIO

A tradicional festa de NOSSO SENHOR DOS CAMINHOS, em Rãs, concelho de Sátão, decorrerá, este ano, no dia 26 de maio, domingo da Santíssima Trindade. Estão todos convidados para se associarem a uma das maiores, senão mesmo a maior, romaria da beira, que tem na procissão e nos andores os elementos mais característicos. Nasci, cresci e vivi quase 30 anos em Rãs, onde ainda hoje, semanalmente, me desloco por lá residirem os meus pais e por razões telúricas e emocionais. Altar da capela de Nosso Senhor dos Caminhos Altar da capela da Senhora dos Verdes