"Outra vez Amália" encantou Quiaios
“Outra vez Amália” subiu ao palco do GIRQ, em Quiaios, na noite de 26 de junho. E que magnífico musical!
Afinal, não são só os grupos profissionais que nos surpreendem!
E, assim sendo, a surpresa é ainda maior, quando a qualidade da produção
emociona uma plateia completamente cheia e rendida ao espetáculo.
Perdoar-me-ão se destacar a voz, forte e bem timbrada, e os trejeitos da atriz (Susana Gabriela Patrão) que desempenhou o papel de Amália. Encantou com o enorme naipe de fados de Amália Rodrigues que cantou, desde os seus tempos iniciais de carreira até aos anos 90. Foi uma bela incursão pela vida artística da maior fadista portuguesa do século XX .
As interações em palco com Marceneiro, Hermínia Silva, Maria
Teresa Noronha, Camões, Pessoa, David Mourão Ferreira, Variações, ou as mais ou
menos explícitas ligações aos corredores do poder e a proscrição a que foi
sujeita depois do 25 de abril, ou as encenações das marchas e das procissões, permitiram ao público presente, sempre vibrante,
percorrer a história de Portugal da segunda metade do século XX através da
música.
E quando se conjugam estes aspetos, para além da diversão
pura, estamos perante um momento cultural que importa enaltecer. Estamos a aprender História de Portugal e cultura portuguesa,
Mas enalteçam-se também os demais atores, atrizes e as coreografias a preceito e uma palavra especial para o encenador: Ricardo Santos ganhou o desafio.
Parabéns ao GIRQ – Grupo de Instrução e Recreio Quiaiense pelo trabalho que vem desenvolvendo, desde 1913, e pela capacidade que revelou, neste caso concreto, para mobilizar tantas sinergias.
