Avançar para o conteúdo principal

Pergunta ao ministro Nuno Crato: quais as escolas a requalificar em 2013 no distrito?


Deixo o vídeo com a pergunta que efetuei no dia 26 de março ao ministro da Educação, durante a audição que ocorreu na comissão de Educação da AR, a propósito da requalificação de escolas no distrito de Viseu em 2013.
A resposta do ministro foi nula. Disse que Resende e Oliveira de Frades estão em fase de conclusão e que a Escola Latino Coelho e S.P.Sul estão suspensas (VER AQUI RESPOSTA).
Não disse mais nada quanto às questões levantadas.
Guião da minha intervenção, para a qual só tinha 1' 30'':
Vou-me prevalecer, hoje, do facto de ser eleito pelo círculo eleitoral de Viseu para lhe falar da requalificação das escolas em 2013 no distrito de Viseu.
E faço isto aqui porque em 29 denovembro de 2012, após a aprovação do OE 2013, lhe ter colocado uma pergunta que até hoje, quatro meses após, não teve resposta de Vª Exª, quando o regimento da AR dá ao governo 30 dias para responder (artº 229º, nº3).
Não fica bem ao ministro da Educação este desrespeito da AR pois nem respondeu nem justificou a não resposta.
Vamos aos factos e pode redimir-se e responder aqui hoje à pergunta.
No distrito de Viseu no início de 2011 havia um conjunto de escolas que estavam com projetos concluídos ou em vias de terem uma solução (casos, por exemplo, das escolas de S.P.Sul, Latino Coelho-Lamego, Moimenta da Beira, Viriato e Grão Vasco e Mangualde, para além de O.Frades que tem avanços e recuos).
E a pergunta era e é: Quais as escolas do distrito de Viseu que irão receber obras de requalificação durante o ano de 2013 e qual o cronograma de execução?
Para ter a consciência da urgência da requalificação deixo-lhe a título de exemplo o que se passa em S.P.Sul. O ministério da Educação alienou a EBI à câmara municipal uma vez que estavam previstas obras de requalificação e ampliação da Secundária para receber os alunos pelo que esta escola nem ao plano tecnológico teve acesso. Como as obras estão suspensas os mais de 400 alunos da EBI estão em instalações municipais por tolerância, há dois anos, da câmara municipal o que não nos parece adequado.
E já agora remeta-nos a listagem, a nível nacional, das escolas a requalificar em 2013.

Mensagens populares deste blogue

Frontal, genuíno, prestável: era assim o António Figueiredo Pina!

  Conheci-o no final dos anos 70. Trabalhava numa loja comercial, onde se vendia de tudo um pouco. Numa loja localizada na rua principal de Sátão, nas imediações do Foto Bela e do Café Sátão. Ali bem ao lado da barbearia, por Garret conhecida, e em frente da Papelaria Jota. Depois, ainda na rua principal, deslocou-se para o cruzamento de Rio de Moinhos, onde prosseguiu a sua atividade e onde se consolidou como comerciante de referência. Onde lançou e desenvolveu a marca que era conhecida em todo o concelho, a Casa Pina, recheando a sua loja de uma multiplicidade de ferramentas, tintas e artefactos. Sim, falo do António Figueiredo Pina. Do Pinita, como era tratado por tantos amigos e com quem estive, há cerca de um mês e meio, em sua casa. Conheceu-me e eu senti-me reconfortado, conforto que, naquele momento, creio que foi recíproco. - És o Acácio - disse, olhando-me nos olhos. Olhar que gravei e que guardo! Quem nunca entrou na sua loja para comprar fosse lá o que fosse? Naquel...

Murganheira: O melhor espumante de Portugal!

LETRASECONTEUDOS.PT Ficam no concelho de Tarouca, em Ucanha, a norte do distrito de Viseu, e são um mundo escondido sob aquela colina revestida pela vinha alinhada e bem verde, no verão, antes da colheita das uvas touriga, tinta roriz, gouveio, cerceal, chardonnay ou pinot . Trata-se das Caves da Murganheira e ali estão há mais de 60 anos.  Situadas num espaço magnífico, de transição entre a Beira e o Douro, as Caves da Murganheira conjugam modernidade e tradição. A modernidade do edifício onde se comercializa e prova o segredo encerrado em cada garrafa de espumante e a tradição das galerias das caves "escavadas" a pólvora e dinamite naquele maciço de granito azul. E se no edifício de prova - com um amplo salão, moderno e funcional, com uma enorme janela aberta sobre a magnífica paisagem vinhateira, que encantou os cistercienses - é necessário ar condicionado para manter uma temperatura, que contraste com o agreste calor estival, já nas galerias subterrâneas a temperatura...

"Sátão: 50 Anos de Liberdade" foi ao Preço Certo

O livro " Sátão: 50 Anos de Liberdade " foi ao programa Preço Certo. Este programa vai diariamente para o ar na RTP 1 sob a batuta de Fernando Mendes. Foi pela mão de Maria Conceição Loureiro, que participou no programa que foi para o ar nesta segunda-feira, dia 2 de setembro, que o livro foi oferecido a Fernando Mendes, o apresentador deste popular programa televisivo que há várias décadas está a ser emitido. O livro, da autoria de Acácio Pinto, que trata dos últimos 50 anos de vida autárquica no concelho de Sátão, foi oferecido à participante no concurso pela Junta de Freguesia de Mioma, freguesia onde reside.