Avançar para o conteúdo principal

Candidatos do PS deslocaram-se ao concelho de Sernancelhe

Os candidatos a deputados do Partido Socialista – José Junqueiro, Elza Pais, Acácio Pinto, Miguel Ginestal, Fátima Ferreira, Rafael Guimarães e Fernanda Sobral – deslocaram-se no dia 7 de Maio ao concelho de Sernancelhe, concretamente ao Centro de Saúde (agora designado Unidade de Cuidados Personalizados de Saúde), a Macieira e a Ferreirim.
1. No Unidade de Cuidados Personalizados de Saúde de Sernancelhe reuniram com o Coordenador da Unidade, António José Leitão Canotilho, que de uma forma muita simples, mas muito expressiva, traduziu aos candidatos, por palavras bem definidas, as virtualidades e a grande importância do Serviço Nacional de Saúde na defesa dos cuidados de saúde primários das populações.
Deu, igualmente nota, da organização e várias vertentes do seu serviço e das mais valias que advieram da reforma organizativa implementada pelos Governos do Partido Socialista, nomeadamente a nível dos ACES (Agrupamentos de Centros de Saúde) e dos Serviços de Urgência Básica que permitiram uma gestão integrada e partilhada de recursos humanos mas também salientou o êxito da marcação de consultas via net, da colocação de inúmeros técnicos nos serviços de saúde (psicólogos, nutricionistas, técnicos de saúde ambiental…).
Uma excelente explanação sobre as vantagens da defesa do SNS feita por um médico, mas sobretudo por um humanista, aos candidatos presentes.
2. Na freguesia de Macieira os candidatos do PS foram recebidos pelos elementos do executivo da Junta de Freguesia presidida por José Caria.
Os candidatos visitaram a Residência Paroquial de Macieira e Centro de Dia instalados num edifício de granito, magnificamente recuperado, e perceberam o grande trabalho de ajuda que é prestado às populações pela Junta, ao colocar ao seu serviço uma carrinha de transporte de pessoas que as leva, por exemplo, ao Centro de Saúde de Sernancelhe.
Igualmente visitaram um forno comunitário em avançado estado de degradação e que a Junta de Freguesia quer recuperar através de um projecto que apresentou à associação de desenvolvimento local Beira Douro.
3. Na freguesia de Ferreirim os candidatos visitaram, acompanhados pelo Padre Diamantino, presidente da instituição, o futuro Lar do Sagrado Coração de Maria, um investimento superior a 1,5 Milhões de Euros e que contou com um financiamento do Governo de 413.000 Euros e que qualificará e aumentará a resposta social bem como criará mais postos de trabalho, tão importantes para as nossas regiões. De registar que a primeira pedra deste equipamento havia sido lançado por José Junqueiro, Secretário de Estado da Administração Local, em 13 de Dezembro de 2009, e hoje, um ano e meio após, a obra está praticamente concluída.
De seguida, ainda em Ferreirim, os candidatos do PS reuniram com as pessoas de Sernancelhe que os acompanharam e tiveram a oportunidade de deixar bem vincados outros fortes investimentos que os Governos do PS têm vindo a efectuar no concelho de que se destacam: Centro Social e Paroquial do Carregal; requalificação do Lar da Santa Casa da Misericórdia de Sernancelhe; construção da Unidade de Cuidados Continuados da Santa Casa da Misericórdia; apoios ao Centro Social e Paroquial de Fonte Arcada e de Lamosa; construção do novo Quartel dos Bombeiros Voluntários de Sernancelhe; arrelvamento do campo municipal de futebol; atribuição de várias TNS (trabalhos de natureza simples) no concelho; sistema de abastecimento de água do Vilar; diversos apoios no domínio agro-florestal.
Bons exemplos, no concelho de Sernancelhe, que têm uma marca, a marca dos governos socialistas, e que muito contam para a coesão territorial e social, pela qualificação da vida das pessoas que proporcionam e pelo emprego que geram.

Mensagens populares deste blogue

Frontal, genuíno, prestável: era assim o António Figueiredo Pina!

  Conheci-o no final dos anos 70. Trabalhava numa loja comercial, onde se vendia de tudo um pouco. Numa loja localizada na rua principal de Sátão, nas imediações do Foto Bela e do Café Sátão. Ali bem ao lado da barbearia, por Garret conhecida, e em frente da Papelaria Jota. Depois, ainda na rua principal, deslocou-se para o cruzamento de Rio de Moinhos, onde prosseguiu a sua atividade e onde se consolidou como comerciante de referência. Onde lançou e desenvolveu a marca que era conhecida em todo o concelho, a Casa Pina, recheando a sua loja de uma multiplicidade de ferramentas, tintas e artefactos. Sim, falo do António Figueiredo Pina. Do Pinita, como era tratado por tantos amigos e com quem estive, há cerca de um mês e meio, em sua casa. Conheceu-me e eu senti-me reconfortado, conforto que, naquele momento, creio que foi recíproco. - És o Acácio - disse, olhando-me nos olhos. Olhar que gravei e que guardo! Quem nunca entrou na sua loja para comprar fosse lá o que fosse? Naquel...

Murganheira: O melhor espumante de Portugal!

LETRASECONTEUDOS.PT Ficam no concelho de Tarouca, em Ucanha, a norte do distrito de Viseu, e são um mundo escondido sob aquela colina revestida pela vinha alinhada e bem verde, no verão, antes da colheita das uvas touriga, tinta roriz, gouveio, cerceal, chardonnay ou pinot . Trata-se das Caves da Murganheira e ali estão há mais de 60 anos.  Situadas num espaço magnífico, de transição entre a Beira e o Douro, as Caves da Murganheira conjugam modernidade e tradição. A modernidade do edifício onde se comercializa e prova o segredo encerrado em cada garrafa de espumante e a tradição das galerias das caves "escavadas" a pólvora e dinamite naquele maciço de granito azul. E se no edifício de prova - com um amplo salão, moderno e funcional, com uma enorme janela aberta sobre a magnífica paisagem vinhateira, que encantou os cistercienses - é necessário ar condicionado para manter uma temperatura, que contraste com o agreste calor estival, já nas galerias subterrâneas a temperatura...

"Sátão: 50 Anos de Liberdade" foi ao Preço Certo

O livro " Sátão: 50 Anos de Liberdade " foi ao programa Preço Certo. Este programa vai diariamente para o ar na RTP 1 sob a batuta de Fernando Mendes. Foi pela mão de Maria Conceição Loureiro, que participou no programa que foi para o ar nesta segunda-feira, dia 2 de setembro, que o livro foi oferecido a Fernando Mendes, o apresentador deste popular programa televisivo que há várias décadas está a ser emitido. O livro, da autoria de Acácio Pinto, que trata dos últimos 50 anos de vida autárquica no concelho de Sátão, foi oferecido à participante no concurso pela Junta de Freguesia de Mioma, freguesia onde reside.