Foram inúmeras as vezes que reuni com o professor Rui Martins, era eu deputado do PS, na Assembleia da Repúbica.Os temas eram os da educação, os de lutar por melhores condições para a educação, para a vida na escola, temas que o apaixonavam.
Sempre muito focado, muito determinado, muito genuíno e intransigente, o Rui Martins defendia de forma frontal os pontos de vista da sua confederação, a CNIPE - Confederação Nacional Independente de Pais e Encarregados de Educação. Defendia, afinal, mais e melhor investimento para a escola pública e uma melhor organização educacional que pudesse vir a beneficiar os alunos.
Foram várias as audições em que o Rui Martins participou. Em dezembro de 2011 coube-me a mim intervir em representação do PS. E nessa, o Rui Martins também interveio para "deixar à comissão um exemplo concreto de um caso no âmbito do d.l. 75 que, em sua opinião, não correu bem, que foi o da eleição dos encarregados de educação para o conselho geral transitório do agrupamento de escola de Sátão".
Depois, em maio de 2012, Rui Martins participou na Audição Parlamentar sobre Educação Especial que teve lugar no Plenário da Assembleia da República e em novembro de 2012 também estev na audição da CNIPE em que eu intervim em representação do PS.
Já em janeiro de 2013 encontrei-o na Escola Infante D. Henrique no âmbito do Parlamento dos Jovens, programa que ele coordenava naquela escola.
Ontem, em vésperas do Dia do Professor, o Rui Martins partiu, deixando-nos a todos um vazio pela perda de um amigo, mas com a certeza de que o seu exemplo de luta nos deve inspirar desde que o façamos com convicção e acreditemos naquilo que defendemos, como era o seu caso.
Um abraço aos seus familiares.
Até um dia Rui.
Acácio Pinto