Avançar para o conteúdo principal

A História repete-se ciclicamente

A História repete-se ciclicamente por mais voltas que se deem e podem ser sempre muitas. Estamos perante uma inexorável fatalidade, mas que nunca se antecipa completamente em todos os seus impactes.

Não há sociólogos, historiadores, filósofos que apreendam e antecipem na totalidade dos seus efeitos.

Podem mudar as geografias, as nacionalidades, as origens étnicas ou religiosas, enfim, pode mudar muita coisa, mas os fluxos sociais, económicos, políticos, ou outros, polarizam-se, sempre, em volta das mesmas atratividades de base. E as entropias nas comunidades e nos territórios, apesar de diferentes, tendem sempre a direcionar-se para o caos.

Os políticos do poder, esses, vão resistindo e negando, até ao limite, as evidências que o povo já sente na pele. E os slogans que vão debitando e são replicados pelos tifosi, quais megafones ambulantes, vão amplificando pelas ruas e quarteirões das polis, deixam, paulatinamente, de ser ouvidos pela turba cada vez mais ruidosa.

O resultado é exatamente aquele que bem conhecemos ao longo dos tempos. Todos os excessos desaguam numa foz de convulsões e de problemas graves, porque os governados, exauridos, abraçam efusiva e acriticamente quem lhes acender uma qualquer luminária de esperança.

E só depois das vivências traumáticas que, inexplicavelmente, tantas vezes as sociedades sufragam ou cordatamente aceitam, é que a força de atração começa a deslocar-se, de novo, para o polo inverso, numa espécie de movimento social perpétuo de vaivém.

É um pouco por tudo isto que Portugal e o Mundo estão nesta encruzilhada que, não sendo nova, está novamente em cima da mesa!

Muitas vezes, o abismo só se vê quando já não podemos recuar!

Acácio Pinto 

Mensagens populares deste blogue

Frontal, genuíno, prestável: era assim o António Figueiredo Pina!

  Conheci-o no final dos anos 70. Trabalhava numa loja comercial, onde se vendia de tudo um pouco. Numa loja localizada na rua principal de Sátão, nas imediações do Foto Bela e do Café Sátão. Ali bem ao lado da barbearia, por Garret conhecida, e em frente da Papelaria Jota. Depois, ainda na rua principal, deslocou-se para o cruzamento de Rio de Moinhos, onde prosseguiu a sua atividade e onde se consolidou como comerciante de referência. Onde lançou e desenvolveu a marca que era conhecida em todo o concelho, a Casa Pina, recheando a sua loja de uma multiplicidade de ferramentas, tintas e artefactos. Sim, falo do António Figueiredo Pina. Do Pinita, como era tratado por tantos amigos e com quem estive, há cerca de um mês e meio, em sua casa. Conheceu-me e eu senti-me reconfortado, conforto que, naquele momento, creio que foi recíproco. - És o Acácio - disse, olhando-me nos olhos. Olhar que gravei e que guardo! Quem nunca entrou na sua loja para comprar fosse lá o que fosse? Naquele ba

"Sátão: 50 Anos de Liberdade" foi ao Preço Certo

O livro " Sátão: 50 Anos de Liberdade " foi ao programa Preço Certo. Este programa vai diariamente para o ar na RTP 1 sob a batuta de Fernando Mendes. Foi pela mão de Maria Conceição Loureiro, que participou no programa que foi para o ar nesta segunda-feira, dia 2 de setembro, que o livro foi oferecido a Fernando Mendes, o apresentador deste popular programa televisivo que há várias décadas está a ser emitido. O livro, da autoria de Acácio Pinto, que trata dos últimos 50 anos de vida autárquica no concelho de Sátão, foi oferecido à participante no concurso pela Junta de Freguesia de Mioma, freguesia onde reside.

RÃS - SÁTÃO: FESTA DE NOSSO SENHOR DOS CAMINHOS, DIA 26 DE MAIO

A tradicional festa de NOSSO SENHOR DOS CAMINHOS, em Rãs, concelho de Sátão, decorrerá, este ano, no dia 26 de maio, domingo da Santíssima Trindade. Estão todos convidados para se associarem a uma das maiores, senão mesmo a maior, romaria da beira, que tem na procissão e nos andores os elementos mais característicos. Nasci, cresci e vivi quase 30 anos em Rãs, onde ainda hoje, semanalmente, me desloco por lá residirem os meus pais e por razões telúricas e emocionais. Altar da capela de Nosso Senhor dos Caminhos Altar da capela da Senhora dos Verdes