Avançar para o conteúdo principal

Guitarrista Marta Pereira da Costa atuou no Mosteiro de Seiça

 


O concerto da guitarrista Marta Pereira da Costa marcou o início da nova aposta de programação cultural no Mosteiro de Santa Maria de Seiça. Foi ao final da tarde deste domingo, 25 de agosto.

Esta iniciativa, que teve lugar neste monumento nacional do concelho da Figueira da Foz, marcou o lançamento do “Notas ao Entardecer”, do município figueirense.

Num ambiente místico de um espaço monástico, foram fantásticos os trinados da guitarra portuguesa dedilhada por Marta Pereira da Costa. As sonoridades produzidas pela guitarrista e pelos seus acompanhantes, estes em guitarra acústica, contrabaixo, piano e percussão, ainda perduram na memória de uma audiência que encheu o auditório. Foi uma parceria perfeita, a deste quinteto de intérpretes de excelência com o Mosteiro.

Recorde-se que Marta Pereira da Costa foi a primeira mulher a tocar profissionalmente guitarra portuguesa no Fado. E, neste cenário único e diferenciador, a guitarrista efetuou uma viagem pelo fado, com interpretação de temas de guitarristas de referência, como Carlos Paredes, muitos temas da sua autoria e por muitas outras músicas da designada “world music”.

Foi um belíssimo final cultural de domingo e a demonstração de que o património, quando bem recuperado e com a programação adequada, pode trazer importantes mais-valias para os territórios.

Parabéns ao Município da Figueira da Foz.

Por: Acácio Pinto

Mensagens populares deste blogue

Frontal, genuíno, prestável: era assim o António Figueiredo Pina!

  Conheci-o no final dos anos 70. Trabalhava numa loja comercial, onde se vendia de tudo um pouco. Numa loja localizada na rua principal de Sátão, nas imediações do Foto Bela e do Café Sátão. Ali bem ao lado da barbearia, por Garret conhecida, e em frente da Papelaria Jota. Depois, ainda na rua principal, deslocou-se para o cruzamento de Rio de Moinhos, onde prosseguiu a sua atividade e onde se consolidou como comerciante de referência. Onde lançou e desenvolveu a marca que era conhecida em todo o concelho, a Casa Pina, recheando a sua loja de uma multiplicidade de ferramentas, tintas e artefactos. Sim, falo do António Figueiredo Pina. Do Pinita, como era tratado por tantos amigos e com quem estive, há cerca de um mês e meio, em sua casa. Conheceu-me e eu senti-me reconfortado, conforto que, naquele momento, creio que foi recíproco. - És o Acácio - disse, olhando-me nos olhos. Olhar que gravei e que guardo! Quem nunca entrou na sua loja para comprar fosse lá o que fosse? Naquele ba

"Sátão: 50 Anos de Liberdade" foi ao Preço Certo

O livro " Sátão: 50 Anos de Liberdade " foi ao programa Preço Certo. Este programa vai diariamente para o ar na RTP 1 sob a batuta de Fernando Mendes. Foi pela mão de Maria Conceição Loureiro, que participou no programa que foi para o ar nesta segunda-feira, dia 2 de setembro, que o livro foi oferecido a Fernando Mendes, o apresentador deste popular programa televisivo que há várias décadas está a ser emitido. O livro, da autoria de Acácio Pinto, que trata dos últimos 50 anos de vida autárquica no concelho de Sátão, foi oferecido à participante no concurso pela Junta de Freguesia de Mioma, freguesia onde reside.

RÃS - SÁTÃO: FESTA DE NOSSO SENHOR DOS CAMINHOS, DIA 26 DE MAIO

A tradicional festa de NOSSO SENHOR DOS CAMINHOS, em Rãs, concelho de Sátão, decorrerá, este ano, no dia 26 de maio, domingo da Santíssima Trindade. Estão todos convidados para se associarem a uma das maiores, senão mesmo a maior, romaria da beira, que tem na procissão e nos andores os elementos mais característicos. Nasci, cresci e vivi quase 30 anos em Rãs, onde ainda hoje, semanalmente, me desloco por lá residirem os meus pais e por razões telúricas e emocionais. Altar da capela de Nosso Senhor dos Caminhos Altar da capela da Senhora dos Verdes