A exposição de fotografia “Queiriga: Terra de Minas e de Mineiros” foi inaugurada esta tarde, dia 8 de agosto, com a presença de José Cesário, secretário de estado das Comunidades Portuguesas e do presidente da Câmara de Vila Nova de Paiva, Paulo Marques. Associaram-se ainda a este evento o vice-presidente da CCDRC; José Morgado, o deputado do PSD, Carlos Silva, o presidente da Junta de Freguesia, Cristóvão Chaves, vereadores do município e outros autarcas, bem como o bispo de Viseu, D. António Luciano e o pároco da freguesia, Augusto Gomes e muitos outros queiriguenses, muitos deles emigrantes.
Acácio Pinto, o responsável pelos conteúdos da exposição efetuou um breve enquadramento da exposição assinalando o facto de este ano se comemorarem 120 anos sobre a data da primeira concessão mineira em terras da freguesia da Queiriga, que remonta a 1904. Referiu que as fotografias expostas, a preto e branco, foram cedidas pelos familiares de António Maria Santos, através da intermediação do professor José Luís Santos, que, durante a inauguração, complementou alguns aspetos de cada uma das fotos e efetuou as legendas das fotografias.
O autor dos conteúdos, que constam de uma brochura, distribuída aos visitantes, assinalou ainda a importância das minas da freguesia, sobretudo as do Rebentão, no contexto regional e nacional, através do fornecimento de volfrâmio, durante a Segunda Guerra, aos ingleses.
A exposição pode ser visitada numa das salas da Escola Primária da Queiriga, um espaço onde funciona o Centro de Memória das Migrações.