Nós precisamos urgentemente de
estabelecer em Portugal um novo contrato também na educação, com os agentes
educacionais, um contrato de confiança, que mais do que assinado por todos seja
interpretado por todos como um contrato de confiança.
É que sem confiança não há
políticas, não há medidas, não há qualquer estratégia para Portugal.
Mas o que é também facto é que a
confiança não se gera em torno de um governo e de um ministro da educação que
tem conduzido as escolas para a instabilidade e para o caos.
Precisamos, portanto, de outras
políticas mas também de outros intérpretes.
E há gritos, há conclusões, diga-se,
em que há um vasto consenso na sociedade portuguesa: basta de desvarios na educação,
basta de retrocessos no serviço público de educação e na escola pública, basta
de desinvestimento na qualificação das pessoas.
E se dúvidas existissem da razão
destas conclusões bastaria olharmos para trás, agora que estamos no final do 1º
período letivo.
E se o fizermos o que
encontramos?
Encontramos os meses mais negros
de que há memória na educação em Portugal, uma forma trágica e experimentalista
de começar um ano letivo. Mas se olharmos para a frente o que vemos é a
prossecução de medidas avulsas, como sejam a prova de avaliação dos professores
e que mereceu um recente e arrasador parecer por parte do provedor de justiça.
O quadro é este e é deste quadro
que Portugal tem que se libertar.
Ou será que queremos continuar o
caminho do aumento das retenções e da diminuição da escolarização conforme os
indicadores estatísticos mais recentes já o demonstram?
Ou será que queremos continuar a
ter escolas profissionais e artísticas sem receber há vários meses?
Este não será o nosso caminho.
Para nós a aposta tem que ser num serviço público de educação e numa escola
pública para todos, na qualificação dos portugueses, o recurso mais valioso de
que dispomos para relançar a economia e para reganhar o futuro.
E o futuro não se ganha com falta
de rigor, com desperdício de capacidade de oferta da rede pública de educação,
com cheques ensino e privatização da educação ou com a municipalização da
educação negociada nas costas dos portugueses.
O futuro constrói-se com os alunos, com os pais, com os professores, com o pessoal não docente, com todos, mas com todos em confiança.
(com base na intervenção no plenário de 17.12.2014)
O futuro constrói-se com os alunos, com os pais, com os professores, com o pessoal não docente, com todos, mas com todos em confiança.
(com base na intervenção no plenário de 17.12.2014)
Acácio Pinto
Diário de Viseu