António Andrade Lopes em livro: o sacerdote, o professor, o amigo

capa do livro
Sob o título "A força e a beleza da humildade" acabou de ser editado um livro biográfico, "um retrato escrito", do padre António Andrade Lopes.
Foram coordenadores desta obra os padres Augusto Gomes e Ricardo Cardoso, sacerdotes que privaram muito de perto com o padre António, nascido em 1928 em Dornelas, tendo falecido em 2004, depois de uma intensa vida dedicada ao magistério que abraçou, por estímulo do padre Albano de Sousa, quando foi pároco em Dornelas, mas também uma vida intensa como professor no colégio de Aguiar da Beira, dirigido pelo padre Augusto Fonseca. Nos últimos anos deixou também uma forte marca nas causas sociais de que se destaca o lar de S. António em Dornelas a que ele meteu mãos e hoje lá está a cumprir a sua função social.
Fui seu aluno entre 1969 e 1974, no colégio de Aguiar da Beira, e guardo dele uma grande exigência e grande rigor, nas várias disciplinas que me lecionou, Francês, Português e História.
Para além de professor foi também pároco em várias comunidades da região de que destaco Pinheiro, Vila Longa, Aguiar da Beira e Dornelas.
Mas para além de tudo guardo do padre António a sua voz meiga e as suas palavras amigas e compreensivas perante alguns excessos da juventude.
Parabéns aos coordenadores desta obra e a todos quantos participaram nela com textos sobre o padre António Andrade Lopes.
Nota: Um agradecimento ao Ramiro Figueiredo, um colega dos tempos do colégio, que me ofereceu um exemplar do livro e me havia convidado para a apresentação a que faltei por compromissos previamente assumidos.