Avançar para o conteúdo principal

Situação grave na saúde, no concelho de Tondela


COMUNICADO DOS DEPUTADOS DO PS VISEU
Os deputados do PS eleitos por Viseu, José Junqueiro e Acácio Pinto, deslocaram-se no dia 5 de novembro ao concelho de Tondela onde, com a comissão política do PS local, presidida por Joaquim Santos, se inteiraram do grave problema com que se confrontam os cuidados de saúde primários de Tondela e consequentemente as populações do concelho. Os deputados estiveram nas unidades de cuidados de saúde personalizados de Tondela, de Canas de Santa Maria e de Campo de Besteiros/Caramulo e ainda na extensão de Molelos.
Síntese da visita:
COM 85 ANOS, IDOSA ESPERAVA HÁ 7,30 H POR CONSULTA: entrara às 9h e às 16,30h ainda estava sem comer e sem consulta, em Campo de Besteiros.
UMA CRIANÇA COM 14 DIAS teve de ser assistida em gabinete improvisado, porque a unidade de saúde de Canas não tem dinheiro para o aquecimento.
UNIDADE DE TONDELA SEM MÉDICOS. A unidade de cuidados de saúde personalizados de Tondela, às 14,30h, com 14.500 utentes, não tinha um único médico.
FALTAM RECURSOS HUMANOS MÉDICOS E ENFERMEIROS. Os profissionais existentes fazem o seu melhor, mas não chega. A saúde no concelho de Tondela voltou para trás.
CENTENAS DE PESSOAS AGUARDAVAM OS DEPUTADOS DO PS EM MOLELOS. Tinham ficado sem médico na semana anterior.
OS DEPUTADOS FALARAM À POPULAÇÃO e assumiram ser a sua voz junto do governo
O GOVERNO SOFRE DE INSENSIBILIDADE MORAL.
A descoordenação é total. Já ninguém sabe se os ACES existem ou não. Um ano e meio depois o ministro da Saúde ainda não se decidiu pelo modelo de organização. Estão todos desmotivados. Os profissionais de saúde fazem o seu melhor, mas não chegam para as "encomendas, como diz o povo, o mesmo que desespera pelos cuidados de saúde que lhes são dificultados ou negados.
A comissão política concelhia do PS levantou o problema. Os deputados atuarm junto do ministro da Saúde. A comunicação social deu-lhes projeção nas suas razões. Ontem foram ao terreno em Tondela e visitaram equipamentos de saúde na sede do concelho, em Canas de Santa Maria, em Campo de Besteiros e terminaram em Molelos no meio de centenas de populares que os esperavam para exprimirem as suas preocupações com o governo. Os deputados falaram e vão fazer sua a voz daqueles cidadãos.
A autarquia PSD, incomodada, não com as questões da saúde, mas com a presença dos deputados socialistas, enviou o vice-presidente a Molelos. As pessoas perceberam, de imediato, que só tinham aparecido, porque os deputados estavam lá. E, curiosamente, substituindo-se ao governo e à ARS, o autarca anunciava um médico para o 1º de Dezembro, talvez para assinalar a "restauração" Sá assistência de saúde.
O equipamento de Molelos foi mandado fazer pelo primeiro governo de António Guterres e inaugurado, há 14 anos, por Maria de Belém. Política à parte, com o esforço de colocação, nos diferentes equipamentos, de mais três médicos e três enfermeiros tudo ficaria resolvido se colmatado, igualmente, com a verba necessária para despesas de funcionamento. Cremos que nada ficará como dantes.
O GOVERNO VAI TER DE OLHAR, A SÉRIO, PARA A SAÚDE EM TONDELA.







Mensagens populares deste blogue

Frontal, genuíno, prestável: era assim o António Figueiredo Pina!

  Conheci-o no final dos anos 70. Trabalhava numa loja comercial, onde se vendia de tudo um pouco. Numa loja localizada na rua principal de Sátão, nas imediações do Foto Bela e do Café Sátão. Ali bem ao lado da barbearia, por Garret conhecida, e em frente da Papelaria Jota. Depois, ainda na rua principal, deslocou-se para o cruzamento de Rio de Moinhos, onde prosseguiu a sua atividade e onde se consolidou como comerciante de referência. Onde lançou e desenvolveu a marca que era conhecida em todo o concelho, a Casa Pina, recheando a sua loja de uma multiplicidade de ferramentas, tintas e artefactos. Sim, falo do António Figueiredo Pina. Do Pinita, como era tratado por tantos amigos e com quem estive, há cerca de um mês e meio, em sua casa. Conheceu-me e eu senti-me reconfortado, conforto que, naquele momento, creio que foi recíproco. - És o Acácio - disse, olhando-me nos olhos. Olhar que gravei e que guardo! Quem nunca entrou na sua loja para comprar fosse lá o que fosse? Naquel...

"Sátão: 50 Anos de Liberdade" foi ao Preço Certo

O livro " Sátão: 50 Anos de Liberdade " foi ao programa Preço Certo. Este programa vai diariamente para o ar na RTP 1 sob a batuta de Fernando Mendes. Foi pela mão de Maria Conceição Loureiro, que participou no programa que foi para o ar nesta segunda-feira, dia 2 de setembro, que o livro foi oferecido a Fernando Mendes, o apresentador deste popular programa televisivo que há várias décadas está a ser emitido. O livro, da autoria de Acácio Pinto, que trata dos últimos 50 anos de vida autárquica no concelho de Sátão, foi oferecido à participante no concurso pela Junta de Freguesia de Mioma, freguesia onde reside.

RÃS - SÁTÃO: FESTA DE NOSSO SENHOR DOS CAMINHOS, DIA 26 DE MAIO

A tradicional festa de NOSSO SENHOR DOS CAMINHOS, em Rãs, concelho de Sátão, decorrerá, este ano, no dia 26 de maio, domingo da Santíssima Trindade. Estão todos convidados para se associarem a uma das maiores, senão mesmo a maior, romaria da beira, que tem na procissão e nos andores os elementos mais característicos. Nasci, cresci e vivi quase 30 anos em Rãs, onde ainda hoje, semanalmente, me desloco por lá residirem os meus pais e por razões telúricas e emocionais. Altar da capela de Nosso Senhor dos Caminhos Altar da capela da Senhora dos Verdes