Em Mounhouce - São Pedro do Sul: 2ª festa da vitela de Lafões

A convite do presidente da câmara de São Pedro do Sul, Vítor Figueiredo, estive no dia 23 de maio na 2ª festa da vitela de Lafões, que se realiza na aldeia serrana de Manhouce a cuja freguesia preside Carlos Alberto Laranjeira.
Este é um evento cheio de simbolismo que para além da promoção da vitela de lafões e dos produtos regionais tem uma dimensão cultural e etnográfica muito profunda que lhe é emprestada através de um magnífico cortejo etnográfico concebido pelo grupo coral de Manhouce, sob a batuta de Isabel Silvestre. As vozes femininas de Manhouce, bem timbradas, ecoaram em diversos recantos da aldeia, sob as colchas e toalhas de renda à janela e em simbiose com a recriação da atividades da vida rural de outrora (malhar o milho com mangual, lavrar a terra com vacas, lavar as mantas no rio...).
Na sessão oficial que decorreu no requalificado recinto da feira intervieram o presidente da câmara, Vítor Figueiredo, e o secretário de estado da alimentação e da investigação agroalimentar, Vieira de Brito, que saudaram todos os presentes e enfatizaram a importância destas iniciativas e atribuiram certificados aos produtores de vitela presentes.