Avançar para o conteúdo principal

Deputados do PS reuniram em Mangualde para analisar situação do Tribunal Judicial


Os deputados do PS eleitos pelo círculo eleitoral de Viseu reuniram no dia 2 de julho com o Presidente da Câmara de Mangualde, João Azevedo, com a Juiz Presidente do Tribunal Judicial de Mangualde, Lígia Miragaia e com uma delegação local da Ordem dos Advogados composta por José Miguel Marques, Lisete Rodrigues e José Castro Moreira e ainda Cristina Lopes, uma advogada com muitos anos de exercício na comarca.
Esta reunião realizada a solicitação dos deputados do PS visava perceber e analisar, em concreto, os impactos que o documento do Governo “Linhas estratégicas para a reforma da organização judiciária” tem no caso do Tribunal Judicial de Mangualde.
E as conclusões que pudemos retirar desta reunião não foram as melhores e são preocupantes para as pessoas de Mangualde pois parte muito relevante dos litígios que afetam as gentes de Mangualde irão ser tramitadas e decididas em Viseu: julgamentos coletivos, insolvências, menores, execuções…
Ora, esta situação vai implicar também um conjunto de decisões a nível de pessoal cujos critérios de operacionalização não estão definidos seja para os funcionários judiciais, cujo número se reduzirá de 17 para 7, seja para os magistrados judiciais e do ministério público que de dois passará a um.
Para além disso foi constatado o facto de que o número de processos utilizado neste estudo não corresponde à realidade processual do Tribunal de Mangualde, nem ao número de pendências existentes. Ficou também evidenciado o facto de que os transportes intermunicipais são praticamente inexistentes e os que existem não se coadunam com os horários dos tribunais.
Em suma, com esta reforma da organização judiciária vamos ter mais custos para quem recorre à justiça bem como, também, e este facto não é despiciendo, vamos ter menos pessoas na economia de Mangualde.
Tendo em conta que o encerramento dos nove tribunais previstos no distrito de Viseu e que esta “menorização” do Tribunal Judicial de Mangualde não consta do memorando de entendimento, nem de nenhum documento que vincule Portugal, os deputados do PS olham para estas opções do Governo com grande preocupação e tudo farão no sentido de alertar o Governo e a maioria para a gravidade das opções assumidas nesta reforma da organização judiciária.
(Foto tirada no final da reunião: Deputados do PS e advogados presentes na reunião bem como Marco Almeida, presidente da Comissão Política do PS de Mangualde)

Mensagens populares deste blogue

Frontal, genuíno, prestável: era assim o António Figueiredo Pina!

  Conheci-o no final dos anos 70. Trabalhava numa loja comercial, onde se vendia de tudo um pouco. Numa loja localizada na rua principal de Sátão, nas imediações do Foto Bela e do Café Sátão. Ali bem ao lado da barbearia, por Garret conhecida, e em frente da Papelaria Jota. Depois, ainda na rua principal, deslocou-se para o cruzamento de Rio de Moinhos, onde prosseguiu a sua atividade e onde se consolidou como comerciante de referência. Onde lançou e desenvolveu a marca que era conhecida em todo o concelho, a Casa Pina, recheando a sua loja de uma multiplicidade de ferramentas, tintas e artefactos. Sim, falo do António Figueiredo Pina. Do Pinita, como era tratado por tantos amigos e com quem estive, há cerca de um mês e meio, em sua casa. Conheceu-me e eu senti-me reconfortado, conforto que, naquele momento, creio que foi recíproco. - És o Acácio - disse, olhando-me nos olhos. Olhar que gravei e que guardo! Quem nunca entrou na sua loja para comprar fosse lá o que fosse? Naquel...

Murganheira: O melhor espumante de Portugal!

LETRASECONTEUDOS.PT Ficam no concelho de Tarouca, em Ucanha, a norte do distrito de Viseu, e são um mundo escondido sob aquela colina revestida pela vinha alinhada e bem verde, no verão, antes da colheita das uvas touriga, tinta roriz, gouveio, cerceal, chardonnay ou pinot . Trata-se das Caves da Murganheira e ali estão há mais de 60 anos.  Situadas num espaço magnífico, de transição entre a Beira e o Douro, as Caves da Murganheira conjugam modernidade e tradição. A modernidade do edifício onde se comercializa e prova o segredo encerrado em cada garrafa de espumante e a tradição das galerias das caves "escavadas" a pólvora e dinamite naquele maciço de granito azul. E se no edifício de prova - com um amplo salão, moderno e funcional, com uma enorme janela aberta sobre a magnífica paisagem vinhateira, que encantou os cistercienses - é necessário ar condicionado para manter uma temperatura, que contraste com o agreste calor estival, já nas galerias subterrâneas a temperatura...

"Sátão: 50 Anos de Liberdade" foi ao Preço Certo

O livro " Sátão: 50 Anos de Liberdade " foi ao programa Preço Certo. Este programa vai diariamente para o ar na RTP 1 sob a batuta de Fernando Mendes. Foi pela mão de Maria Conceição Loureiro, que participou no programa que foi para o ar nesta segunda-feira, dia 2 de setembro, que o livro foi oferecido a Fernando Mendes, o apresentador deste popular programa televisivo que há várias décadas está a ser emitido. O livro, da autoria de Acácio Pinto, que trata dos últimos 50 anos de vida autárquica no concelho de Sátão, foi oferecido à participante no concurso pela Junta de Freguesia de Mioma, freguesia onde reside.