Encerramento das jornadas parlamentares: PS avança com medidas para baixar gás e eletricidade


Dia 17 de abril: encerramento das jornadas parlamentares do PS em Bragança. Intervieram nos painéis da manhã: Vieira da Silva e Basílio Horta; Berta Nunes e Aires Ferreira, presidentes das câmaras de Alfândega da Fé e Torre de Moncorvo. A encerrar intervieram Mota Andrade, Carlos Zorrinho e o secretário geral do PS António José Seguro.

PS quer energia mais barata para os consumidores de eletricidade e de gás
O secretário-geral do PS anunciou hoje a apresentação de várias propostas para cortar nas rendas pagas pelo Estado no setor energético, permitindo a prazo o desagravamento das tarifas pagas pelos consumidores na eletricidade e gás.

António José Seguro falava no encerramento das Jornadas Parlamentares do PS em Bragança, num discurso em que adiantou que algumas dessas propostas serão apresentadas já no âmbito do Orçamento Retificativo.
"Os portugueses souberam de um novo aumento do gás natural em sete por cento e é preciso dizer-lhes que podem pagar menos pela sua fatura do gás e da eletricidade. É preciso dizer às empresas que podem ter maiores ganhos de competitividade pagando menos pela energia", disse Seguro em estilo de introdução às suas propostas.
Segundo o líder socialista, o PS quer o fim da atribuição de subsídios (sistema de co-geração) às empresas com produção superior a 20 megawatts, estimando-se por essa via uma poupança para o bolso dos portugueses e das empresas cerca de 130 milhões de euros".
"Queremos obrigar o Governo a legislar no prazo de 30 dias no sentido da separação obrigatória das atividades de transporte das de produção e comercialização de energia. O objetivo é dar mais garantias aos consumidores de que não há abuso de posições dominantes de alguns operadores com interesses em fases diversas do setor energético", apontou o secretário-geral do PS.

Seguro adiantou ainda que o PS pretende obrigar o Governo a legislar no prazo de 30 dias "no sentido de criar um regime de penalização para os produtores e transformadores de energias menos eficientes do ponto de vista energético" - medida que tem como objetivo "proporcionar energia mais barata".
Todas estas medidas propostas pelo PS serão discutidas em sede de especialidade no âmbito do Orçamento Retificativo.