Avançar para o conteúdo principal

Inauguração do Lar de S. Martinho de Mouros, em Resende

O dia 28 de abril foi de festa na vila de S. Martinho de Mouros e, de forma especial, para a sua Irmandade de S. Francisco Xavier.
Com efeito, este foi o dia da inauguração do Lar de idosos que a Irmandade, sob a competente batuta do seu Juiz, António Fonseca, construiu naquela localidade do concelho de Resende.
Mas a Irmandade, cuja origem se perde nas profundezas dos tempos, engalanou-se a rigor para receber os seus convidados mais distintos, desde logo o Presidente da Câmara de Resende, António Borges, ele também peça central nesta obra, o Diretor da Segurança Social de Viseu, Joaquim Seixas, em representação do Secretário de Estado, Marco António Costa, que, por compromissos de última hora, faltou.
Importa referir que o Lar agora inaugurado, cujos custos ascenderam a 1,5 Milhões de Euros, foi o resultado de uma candidatura ao programa Pares, no anterior Governo do PS, que o financiou em mais de 600 mil euros e a Câmara de Resende, entre diversas obras e subsídios, colaborou com cerca de 350 mil euros. O restante dinheiro resultou de peditórios, rifas e leilões e de um empréstimo bancário que ainda está a ser pago.
Tendo entrado em funcionamento no Verão de 2011 o Lar revelou-se uma importante âncora de desenvolvimento e de emprego para a freguesia, concelho e região e, neste momento, tem a 31 idosos internos, a que se acrescentam 47 em apoio domiciliário e 10 em centro de dia.
Intervieram na sessão solene a Presidente da Assembleia Geral da Irmandade, Maria José, o Juiz e grande obreiro deste equipamento, António Fonseca, o Diretor da Segurança Social de Viseu, Joaquim Seixas e o Presidente da Câmara, António Borges.
De assinalar, ainda, as presenças do deputado do PS, Acácio Pinto, dos vereadores do PS, Manuel Trindade, Maria Dulce Pereira, Fernando Teixeira e Albano Santos e do Presidente da Junta de Freguesia, Fernando Fonseca Pereira, entre muitos outros autarcas da freguesia e do concelho e de vários párocos.
  
 
 
 

Mensagens populares deste blogue

Frontal, genuíno, prestável: era assim o António Figueiredo Pina!

  Conheci-o no final dos anos 70. Trabalhava numa loja comercial, onde se vendia de tudo um pouco. Numa loja localizada na rua principal de Sátão, nas imediações do Foto Bela e do Café Sátão. Ali bem ao lado da barbearia, por Garret conhecida, e em frente da Papelaria Jota. Depois, ainda na rua principal, deslocou-se para o cruzamento de Rio de Moinhos, onde prosseguiu a sua atividade e onde se consolidou como comerciante de referência. Onde lançou e desenvolveu a marca que era conhecida em todo o concelho, a Casa Pina, recheando a sua loja de uma multiplicidade de ferramentas, tintas e artefactos. Sim, falo do António Figueiredo Pina. Do Pinita, como era tratado por tantos amigos e com quem estive, há cerca de um mês e meio, em sua casa. Conheceu-me e eu senti-me reconfortado, conforto que, naquele momento, creio que foi recíproco. - És o Acácio - disse, olhando-me nos olhos. Olhar que gravei e que guardo! Quem nunca entrou na sua loja para comprar fosse lá o que fosse? Naquel...

Murganheira: O melhor espumante de Portugal!

LETRASECONTEUDOS.PT Ficam no concelho de Tarouca, em Ucanha, a norte do distrito de Viseu, e são um mundo escondido sob aquela colina revestida pela vinha alinhada e bem verde, no verão, antes da colheita das uvas touriga, tinta roriz, gouveio, cerceal, chardonnay ou pinot . Trata-se das Caves da Murganheira e ali estão há mais de 60 anos.  Situadas num espaço magnífico, de transição entre a Beira e o Douro, as Caves da Murganheira conjugam modernidade e tradição. A modernidade do edifício onde se comercializa e prova o segredo encerrado em cada garrafa de espumante e a tradição das galerias das caves "escavadas" a pólvora e dinamite naquele maciço de granito azul. E se no edifício de prova - com um amplo salão, moderno e funcional, com uma enorme janela aberta sobre a magnífica paisagem vinhateira, que encantou os cistercienses - é necessário ar condicionado para manter uma temperatura, que contraste com o agreste calor estival, já nas galerias subterrâneas a temperatura...

"Sátão: 50 Anos de Liberdade" foi ao Preço Certo

O livro " Sátão: 50 Anos de Liberdade " foi ao programa Preço Certo. Este programa vai diariamente para o ar na RTP 1 sob a batuta de Fernando Mendes. Foi pela mão de Maria Conceição Loureiro, que participou no programa que foi para o ar nesta segunda-feira, dia 2 de setembro, que o livro foi oferecido a Fernando Mendes, o apresentador deste popular programa televisivo que há várias décadas está a ser emitido. O livro, da autoria de Acácio Pinto, que trata dos últimos 50 anos de vida autárquica no concelho de Sátão, foi oferecido à participante no concurso pela Junta de Freguesia de Mioma, freguesia onde reside.