Avançar para o conteúdo principal

(Opinião) Sernancelhe: Câmara discrimina obras sociais

De passagem por Sernancelhe, com um programa desenvolvido pela estrutura concelhia do Partido Socialista, visitei as obras do Lar do Centro Paroquial de Ferreirim e da Unidade de Cuidados Continuados da Santa Casa da Misericórdia de Sernancelhe.
Ambas as obras estão a avançar em bom ritmo e são mais dois bons exemplos do investimento social que o anterior e o actual Governo tem vindo a desenvolver de forma a dar uma resposta social de qualidade em todo o território e responder, assim, às necessidades de apoio às faixas da população mais vulneráveis.
É mais uma das inúmeras evidências de quem quer continuar a apoiar o Estado Social em parceria com as instituições particulares de solidariedade social. É mais uma evidência do empenhamento do PS e do Governo no apoio social, o maior desde sempre levado a cabo no nosso país, ao invés do PSD e Passos Coelho, que o que apresenta aos portugueses, nesta matéria, é uma proposta de revisão constitucional que desmantela o Serviço Nacional de Saúde, reduz a Escola Pública e privatiza a Segurança Social.
Mas a situação mais grave com que fui confrontado foi com o ostracismo a que a Câmara Municipal de Sernancelhe votou estas duas obras. Nem num, nem no outro caso, o Município contribuiu com quaisquer tipos de apoios financeiros ou materiais, ao contrário do que fez com outras obras da mesma natureza que foram executadas no seu território.
Porém, estas decisões em nada esmoreceram os seus promotores. Continuam firmes e determinados na sua conclusão e na sua colocação ao serviço daqueles que são os seus destinatários, as pessoas mais vulneráveis.
Os meus parabéns aos promotores das duas iniciativas pelo elevado sentido de missão que têm demonstrado!

Mensagens populares deste blogue

Frontal, genuíno, prestável: era assim o António Figueiredo Pina!

  Conheci-o no final dos anos 70. Trabalhava numa loja comercial, onde se vendia de tudo um pouco. Numa loja localizada na rua principal de Sátão, nas imediações do Foto Bela e do Café Sátão. Ali bem ao lado da barbearia, por Garret conhecida, e em frente da Papelaria Jota. Depois, ainda na rua principal, deslocou-se para o cruzamento de Rio de Moinhos, onde prosseguiu a sua atividade e onde se consolidou como comerciante de referência. Onde lançou e desenvolveu a marca que era conhecida em todo o concelho, a Casa Pina, recheando a sua loja de uma multiplicidade de ferramentas, tintas e artefactos. Sim, falo do António Figueiredo Pina. Do Pinita, como era tratado por tantos amigos e com quem estive, há cerca de um mês e meio, em sua casa. Conheceu-me e eu senti-me reconfortado, conforto que, naquele momento, creio que foi recíproco. - És o Acácio - disse, olhando-me nos olhos. Olhar que gravei e que guardo! Quem nunca entrou na sua loja para comprar fosse lá o que fosse? Naquele ba

"Sátão: 50 Anos de Liberdade" foi ao Preço Certo

O livro " Sátão: 50 Anos de Liberdade " foi ao programa Preço Certo. Este programa vai diariamente para o ar na RTP 1 sob a batuta de Fernando Mendes. Foi pela mão de Maria Conceição Loureiro, que participou no programa que foi para o ar nesta segunda-feira, dia 2 de setembro, que o livro foi oferecido a Fernando Mendes, o apresentador deste popular programa televisivo que há várias décadas está a ser emitido. O livro, da autoria de Acácio Pinto, que trata dos últimos 50 anos de vida autárquica no concelho de Sátão, foi oferecido à participante no concurso pela Junta de Freguesia de Mioma, freguesia onde reside.

RÃS - SÁTÃO: FESTA DE NOSSO SENHOR DOS CAMINHOS, DIA 26 DE MAIO

A tradicional festa de NOSSO SENHOR DOS CAMINHOS, em Rãs, concelho de Sátão, decorrerá, este ano, no dia 26 de maio, domingo da Santíssima Trindade. Estão todos convidados para se associarem a uma das maiores, senão mesmo a maior, romaria da beira, que tem na procissão e nos andores os elementos mais característicos. Nasci, cresci e vivi quase 30 anos em Rãs, onde ainda hoje, semanalmente, me desloco por lá residirem os meus pais e por razões telúricas e emocionais. Altar da capela de Nosso Senhor dos Caminhos Altar da capela da Senhora dos Verdes