MOODLAM, em Sátão, na vanguarda da conceção e produção de casas de madeira em Portugal


Fixe esta marca, MOODLAM, uma marca da Carpintaria Miguel Batista para o fabrico de painéis e montagem de estruturas em CLT (Cross Laminated Timber), cuja unidade de produção, que visitámos recentemente, se localiza no concelho de Sátão, na Meã. Ou seja, uma marca para a produção e construção de casas de madeira.

Da fábrica saem todos os painéis da futura moradia, paredes, pisos e cobertura, devidamente cortados, à medida, com as aberturas das janelas e portas, tudo efetuado por uma máquina previamente programada, segundo o projeto de arquitetura. Isto é, os painéis de CLT MOODLAM chegam à obra prontos a serem montados, já devidamente mecanizados, com as dimensões e formas definidas em projeto, tornando a construção muito rápida.

Mas afinal este material oferece qualidade, está certificado, é resistente?

Relativamente a estes aspetos a empresa referiu-nos que este material oferece um bom comportamento térmico e acústico, bem como uma boa resistência ao fogo e segurança sísmica, tendo, os painéis, sido submetidos aos mais exigentes testes de certificação, em associação com universidades e entidades do setor.

Este nosso texto surgiu da circunstância de termos tido uma breve reunião com o fundador da empresa, Miguel Batista, a propósito de assuntos de natureza diversa, mas que acabaram por vir desaguar a este seu novo investimento. E vai daí, efetuámos uma visita à unidade de produção e corte destes painéis, um amplo pavilhão, de onde a casa sai, qual estrutura de lego, em peças, pronta a montar, sob a atenta supervisão e controlo do José Miguel. Logo após, a Inês permitiu-nos uma visita guiada a uma moradia, em Mioma, construída com estes painéis a nível de paredes, de pavimentos e de cobertura. E a sensação com que ficámos, depois dessa incursão, foi excelente. Fomos confrontados com um magnífico efeito estético, com requintados acabamentos e com um conforto de nível superior.

Se a nossa apetência por estes temas era grande, tornou-se bem mais vincada depois desta experiência, saindo dela com a convicção de que o futuro da construção de edifícios terá, necessariamente, de passar por aqui, pela construção em madeira, ou não fosse ela muito mais ecológica e sustentável, face à renovabilidade do material utilizado.

Parabéns à Carpintaria Miguel Batista por esta inovação e e pelo facto de a MOODLAM ser a primeira marca de painéis CLT em Portugal. Estes, sim, são investimentos diferenciadores!

Acácio Pinto | Novembro de 2023