Avançar para o conteúdo principal

"Turismo: uma aposta para o Douro" - debate com a presença de Bernardo Trindade

Os candidatos do PS promoveram no dia 31 de Maio, na Escola de Hotelaria e Turismo de Lamego, um almoço / debate cujo tema foi "Turismo: uma aposta para o Douro" em que intervieram Bernardo Trindade, Secretário de Estado do Turismo, e, no final, José Junqueiro, cabeça de lista do PS pelo círculo de Viseu.
Com uma presença de mais de 50 participantes, entre autarcas, representantes de instituições da hotelaria e do ensino superior, empresários e candidatos do PS, este debate foi moderado pelo candidato e deputado Acácio Pinto e teve uma saudação inicial aos presentes da candidata do PS, do concelho de Lamego, Mónica Lima.
Na sua intervenção Bernardo Trindade salientou a importância do Turismo na criação de riqueza na sua importância nas exportações, de que representa 14%  das exportações globais e 43% das dos serviços, tendo mesmo Portugal uma balança comercial positiva de mais de 4 mil milhões de euros.
O Douro pela paisagem, cultura e património, vinha e vinho é um destino que tem todas as potencialidades para continuar a crescer havendo uma grande necessidade de continuar a investir em mais e melhores infraestruturas hoteleiras e em formação das pessoas para qualificação da oferta turística geral. Enfatizou ainda o facto de os empresários serem os grandes obreiros do desenvolvimento do turismo no Douro com a confiança que demonstram ao investirem neste território.
Após a intervenção de Bernardo Trindade intervieram, para fazer considerações e colocar questões, António Martinho, do Turismo do Douro, António Borges, Presidente da Associação de Municípios Douro-Sul, José Eduardo Presidente da Câmara de Moimenta da Beira, Álvaro Bonito, Presidente da Escola de Tecnologia e Gestão de Lamego, Pedro Torres e Ana Branca.
A encerrar José Junqueiro deu boa nota da importância do Turismo para o Douro, deixou bem claro o contributo dos grandes e vultosos investimentos dos Governos do PS para a atractividade turística e disse que o PS continuará a privilegiar uma presença permanente e de proximidade com os empresários e com as instituições por forma a poder agir no imediato e sempre que necessário para resolver os problemas que venham a surgir.

Mensagens populares deste blogue

Frontal, genuíno, prestável: era assim o António Figueiredo Pina!

  Conheci-o no final dos anos 70. Trabalhava numa loja comercial, onde se vendia de tudo um pouco. Numa loja localizada na rua principal de Sátão, nas imediações do Foto Bela e do Café Sátão. Ali bem ao lado da barbearia, por Garret conhecida, e em frente da Papelaria Jota. Depois, ainda na rua principal, deslocou-se para o cruzamento de Rio de Moinhos, onde prosseguiu a sua atividade e onde se consolidou como comerciante de referência. Onde lançou e desenvolveu a marca que era conhecida em todo o concelho, a Casa Pina, recheando a sua loja de uma multiplicidade de ferramentas, tintas e artefactos. Sim, falo do António Figueiredo Pina. Do Pinita, como era tratado por tantos amigos e com quem estive, há cerca de um mês e meio, em sua casa. Conheceu-me e eu senti-me reconfortado, conforto que, naquele momento, creio que foi recíproco. - És o Acácio - disse, olhando-me nos olhos. Olhar que gravei e que guardo! Quem nunca entrou na sua loja para comprar fosse lá o que fosse? Naquel...

Murganheira: O melhor espumante de Portugal!

LETRASECONTEUDOS.PT Ficam no concelho de Tarouca, em Ucanha, a norte do distrito de Viseu, e são um mundo escondido sob aquela colina revestida pela vinha alinhada e bem verde, no verão, antes da colheita das uvas touriga, tinta roriz, gouveio, cerceal, chardonnay ou pinot . Trata-se das Caves da Murganheira e ali estão há mais de 60 anos.  Situadas num espaço magnífico, de transição entre a Beira e o Douro, as Caves da Murganheira conjugam modernidade e tradição. A modernidade do edifício onde se comercializa e prova o segredo encerrado em cada garrafa de espumante e a tradição das galerias das caves "escavadas" a pólvora e dinamite naquele maciço de granito azul. E se no edifício de prova - com um amplo salão, moderno e funcional, com uma enorme janela aberta sobre a magnífica paisagem vinhateira, que encantou os cistercienses - é necessário ar condicionado para manter uma temperatura, que contraste com o agreste calor estival, já nas galerias subterrâneas a temperatura...

"Sátão: 50 Anos de Liberdade" foi ao Preço Certo

O livro " Sátão: 50 Anos de Liberdade " foi ao programa Preço Certo. Este programa vai diariamente para o ar na RTP 1 sob a batuta de Fernando Mendes. Foi pela mão de Maria Conceição Loureiro, que participou no programa que foi para o ar nesta segunda-feira, dia 2 de setembro, que o livro foi oferecido a Fernando Mendes, o apresentador deste popular programa televisivo que há várias décadas está a ser emitido. O livro, da autoria de Acácio Pinto, que trata dos últimos 50 anos de vida autárquica no concelho de Sátão, foi oferecido à participante no concurso pela Junta de Freguesia de Mioma, freguesia onde reside.