Avançar para o conteúdo principal

A Europa nas escolas: Campanha "Primavera da Europa 2010"

Androulla Vassiliou, Comissária para a Educação, Cultura, Multilinguismo e Juventude, e Stavros Lambrinidis, Vice-Presidente do Parlamento Europeu, deram no dia 25 de Março início à campanha «Primavera da Europa 2010», em Bruxelas. Esta campanha, que terminará em 30 de Junho, tem como objectivo estimular nos alunos do ensino básico e secundário, e nos seus pais, um maior interesse pelos grandes temas relativos à Europa: a crise económica, o desemprego juvenil, as alterações climáticas, a educação e a luta contra a pobreza.
A Comissária Androulla Vassiliou, que presidirá ao lançamento da campanha deste ano na Escola Europeia de Uccle, em Bruxelas, comentou: «A ideia é encorajar mais jovens a fazerem ouvir a sua voz para ajudarem a dar forma à Europa de hoje e do futuro. O meio a utilizar fica à vossa escolha. Pode ser através de um debate na escola, um concurso, um «chat» em linha, um «sms» ou as redes sociais. O importante é exprimirem a vossa opinião e fazerem os vossos amigos participar.
Com as tecnologias de hoje, é mais fácil do que nunca transmitir os vossos pontos de vista.»
A Comissária encontrar-se-á amanhã com um grupo de alunos de 16 anos de diferentes nacionalidades, que lhe farão perguntas e transmitirão as suas opiniões sobre as políticas da UE. «Isto é algo que espero fazer quando visitar escolas noutros países e não só durante esta campanha», acrescentou a Comissária.
No ano passado, 6500 escolas participaram na campanha «Primavera da Europa», e espera-se que esse número seja mais elevado este ano.
O evento é organizado anualmente pela European Schoolnet, uma rede que reúne 31 ministérios da Educação da União Europeia e de outros países. A rede recebe apoio da Comissão Europeia.
A «Primavera da Europa» oferece ferramentas e recursos que ajudam os professores a aumentar a sensibilização dos jovens para os temas europeus de forma inovadora e criativa.
No passado, a campanha contou com a colaboração de comissários, deputados do Parlamento Europeu, personalidades políticas nacionais e regionais, professores e antigos alunos, que participaram em debates e «chats» em linha.
Cerca de 2000 escolas já se inscreveram para participar no evento deste ano através do sítio Web «Primavera da Europa», que está acessível em 23 línguas em:
As escolas que queiram organizar um evento no quadro da «Primavera da Europa» podem inscrever-se no seguinte endereço:
Os oradores interessados em visitar uma escola podem inscrever-se em:
Meios audiovisuais: a Europe by Satellite assegurará a cobertura do evento na Escola Europeia.
(Fonte: UE)

Mensagens populares deste blogue

Sermos David e Rafael, acalma-nos? Não, mas ampara-nos e torna-nos mais humanos!

  As palavras, essas, estão todas ditas. Todas. Mas continua a faltar-nos, a faltar-me, a compreensão. Uma explicação que seja. Só uma, para tão cruel desenlace. Da antiguidade até ao agora, o que é que ainda não foi dito? O que é que falta dizer? Nada e tudo. E aqui continuamos, longe, muito distantes, de encontrar a chave que nos abra a porta deste paradoxo. Bem sei que, quiçá, essa procura é uma impossibilidade. Que não existe qualquer via de acesso aos insondáveis desígnios. Da vida e da morte. Dos tempos de viver e de morrer. Não existe. E quando esses intentos acontecem em idades prematuras? Em idades temporãs? Tenras? Quando os olhos brilham? Quando os sonhos semeados estão a germinar? Aí, tudo colapsa. É a revolta. É o caos. Sermos David e Rafael, nestes tempos cruéis, não nos acalma. Sermos comunidade, não nos sossega. Partilharmos a dor da família, não nos apazigua. Sermos solidários, não nos aquieta. Bem sei que não. Mas, sejamos tudo isso, pois ainda é o q...

Frontal, genuíno, prestável: era assim o António Figueiredo Pina!

  Conheci-o no final dos anos 70. Trabalhava numa loja comercial, onde se vendia de tudo um pouco. Numa loja localizada na rua principal de Sátão, nas imediações do Foto Bela e do Café Sátão. Ali bem ao lado da barbearia, por Garret conhecida, e em frente da Papelaria Jota. Depois, ainda na rua principal, deslocou-se para o cruzamento de Rio de Moinhos, onde prosseguiu a sua atividade e onde se consolidou como comerciante de referência. Onde lançou e desenvolveu a marca que era conhecida em todo o concelho, a Casa Pina, recheando a sua loja de uma multiplicidade de ferramentas, tintas e artefactos. Sim, falo do António Figueiredo Pina. Do Pinita, como era tratado por tantos amigos e com quem estive, há cerca de um mês e meio, em sua casa. Conheceu-me e eu senti-me reconfortado, conforto que, naquele momento, creio que foi recíproco. - És o Acácio - disse, olhando-me nos olhos. Olhar que gravei e que guardo! Quem nunca entrou na sua loja para comprar fosse lá o que fosse? Naquel...

Murganheira: O melhor espumante de Portugal!

LETRASECONTEUDOS.PT Ficam no concelho de Tarouca, em Ucanha, a norte do distrito de Viseu, e são um mundo escondido sob aquela colina revestida pela vinha alinhada e bem verde, no verão, antes da colheita das uvas touriga, tinta roriz, gouveio, cerceal, chardonnay ou pinot . Trata-se das Caves da Murganheira e ali estão há mais de 60 anos.  Situadas num espaço magnífico, de transição entre a Beira e o Douro, as Caves da Murganheira conjugam modernidade e tradição. A modernidade do edifício onde se comercializa e prova o segredo encerrado em cada garrafa de espumante e a tradição das galerias das caves "escavadas" a pólvora e dinamite naquele maciço de granito azul. E se no edifício de prova - com um amplo salão, moderno e funcional, com uma enorme janela aberta sobre a magnífica paisagem vinhateira, que encantou os cistercienses - é necessário ar condicionado para manter uma temperatura, que contraste com o agreste calor estival, já nas galerias subterrâneas a temperatura...