Avançar para o conteúdo principal

Granizo atingiu pomares de macieiras em Moimenta da Beira



Nota à Comunicação Social:

«O Deputado, Acácio Pinto, do Grupo Parlamentar do PS, deslocou-se ontem, dia 21 de Junho, a Moimenta da Beira, onde reuniu com o Presidente da Câmara Municipal, José Eduardo Ferreira, e com o Presidente da Associação de Fruticultores da Beira Távora, Franscisco Oliva Teles, e ainda com diversos agricultores.
Na base desta deslocação esteve a intempérie (forte granizo e chuva intensa) que se abateu sobre Moimenta da Beira, na madrugada de 19 de Junho, e que causou grandes prejuízos nas culturas agrícolas, nomeadamente, nos pomares de macieiras localizados, sobretudo, em Paraduça, Arcas e Sarzedo. A área de pomares afectada é de cerca de 150 ha, havendo, em alguns casos, perda total da produção de maçã.
O Presidente da Câmara informou, nessa reunião, que acompanhou o problema desde o início, em proximidade com os agricultores, e que, neste momento, está a ser efectuado o levantamento dos prejuízos em articulação com os serviços regionais do Ministério da Agricultura. Transmitiu, ainda, durante a reunião, que o Ministro da Agricultura, António Serrano, com quem esteve em contacto, se deslocará ao concelho no dia 23 de Junho, para se inteirar, "in loco", dos estragos efectuados pelo granizo.
Os fruticultores enalteceram a rapidez da resposta do Ministro, a quem irão colocar de viva voz os problemas derivados desta situação e ainda disseram que lhe apresentarão alguns dos seus pontos de vista, nomeadamente, para a revisão do seguro de colheita.
O PS, através dos seus deputados eleitos por Viseu, continuará a companhar a situação e disponibilizou-se, ao Presidente de Câmara e aos Agricultores, para a construção de uma parceria activa em que sejam debatidos estes problemas conjunturais, mas também aqueles que são de natureza estrutural.»

Mensagens populares deste blogue

Frontal, genuíno, prestável: era assim o António Figueiredo Pina!

  Conheci-o no final dos anos 70. Trabalhava numa loja comercial, onde se vendia de tudo um pouco. Numa loja localizada na rua principal de Sátão, nas imediações do Foto Bela e do Café Sátão. Ali bem ao lado da barbearia, por Garret conhecida, e em frente da Papelaria Jota. Depois, ainda na rua principal, deslocou-se para o cruzamento de Rio de Moinhos, onde prosseguiu a sua atividade e onde se consolidou como comerciante de referência. Onde lançou e desenvolveu a marca que era conhecida em todo o concelho, a Casa Pina, recheando a sua loja de uma multiplicidade de ferramentas, tintas e artefactos. Sim, falo do António Figueiredo Pina. Do Pinita, como era tratado por tantos amigos e com quem estive, há cerca de um mês e meio, em sua casa. Conheceu-me e eu senti-me reconfortado, conforto que, naquele momento, creio que foi recíproco. - És o Acácio - disse, olhando-me nos olhos. Olhar que gravei e que guardo! Quem nunca entrou na sua loja para comprar fosse lá o que fosse? Naquele ba

"Sátão: 50 Anos de Liberdade" foi ao Preço Certo

O livro " Sátão: 50 Anos de Liberdade " foi ao programa Preço Certo. Este programa vai diariamente para o ar na RTP 1 sob a batuta de Fernando Mendes. Foi pela mão de Maria Conceição Loureiro, que participou no programa que foi para o ar nesta segunda-feira, dia 2 de setembro, que o livro foi oferecido a Fernando Mendes, o apresentador deste popular programa televisivo que há várias décadas está a ser emitido. O livro, da autoria de Acácio Pinto, que trata dos últimos 50 anos de vida autárquica no concelho de Sátão, foi oferecido à participante no concurso pela Junta de Freguesia de Mioma, freguesia onde reside.

RÃS - SÁTÃO: FESTA DE NOSSO SENHOR DOS CAMINHOS, DIA 26 DE MAIO

A tradicional festa de NOSSO SENHOR DOS CAMINHOS, em Rãs, concelho de Sátão, decorrerá, este ano, no dia 26 de maio, domingo da Santíssima Trindade. Estão todos convidados para se associarem a uma das maiores, senão mesmo a maior, romaria da beira, que tem na procissão e nos andores os elementos mais característicos. Nasci, cresci e vivi quase 30 anos em Rãs, onde ainda hoje, semanalmente, me desloco por lá residirem os meus pais e por razões telúricas e emocionais. Altar da capela de Nosso Senhor dos Caminhos Altar da capela da Senhora dos Verdes