Comunicado: Deputados do PS visitaram obras das escolas Emídio Navarro e Alves Martins

Os deputados do PS, eleitos pelo Círculo Eleitoral de Viseu, Acácio Pinto, José Rui Cruz e Helena Rebelo, visitaram hoje, dia 26 de Abril, de manhã, as obras em curso nas Escolas Emídio Navarro e Alves Martins, em Viseu, obras abrangidas pelo Programa de Modernização do Parque Escolar, tendo sido acompanhados pelo Director Regional Adjunto de Educação da DREC, Rui Costa, pelos directores das Escolas, Carlos Monteiro e Adelino Pinto, por elementos da Equipa de Apoio às escolas de Viseu, José Teles e Lúcia Silva, por dois responsáveis da Parque Escolar e por engenheiros responsáveis da empresa construtora, Edivisa.
As obras em curso nestas duas escolas de Viseu ascendem a um investimento global de mais de 21 milhões de euros que se vai traduzir numa profunda requalificação destas duas escolas de referência da cidade de Viseu.
Da visita pudemos, efectivamente, confirmar a profundidade e qualidade da intervenção, pois, nas duas escolas, nomeadamente na Alves Martins, já há vastos sectores concluídos. E importa aqui dizer que foram os próprios directores das escolas, que nos acompanharam, a concordar com a qualidade da intervenção  levada a cabo. Igualmente relevante foi o facto da concepção do projecto ter sido precedida e acompanhada por uma grande interacção entre as equipas projectistas e a comunidade educativa.
Constatámos, também, que as duas escolas vão ter o seu espaço pedagógico bastante aumentado o que permitirá, no futuro, dar resposta a mais turmas.
Ficou para nós bem claro, desta visita, que este programa lançado, em boa hora, pelo Governo, para além de conferir qualidade ao processo de ensino-aprendizagem, está a ser um bom programa para a economia e para o emprego, pois permitirá o investimento na Modernização do Parque Escolar (secundárias e centros escolares) de 2,3 mil milhões de euros e a intervenção até 2015 em mais de 500 escolas e neste momento emprega 11.000 trabalhadores através das 3770 empresas envolvidas entre empreiteiros e subempreiteiros.
Inferimos, sem qualquer dúvida, depois desta visita, que dentro de poucos anos Portugal ficará com um parque escolar dos mais modernos a nível mundial, compreendendo agora melhor o porquê de a OCDE o ter considerado um excelente programa e o recomendar como um exemplo de intervenção aos restantes parceiros da organização.
Disse a OCDE: “a Parque Escolar tem conduzido o programa de forma enérgica e eficaz utilizando os critérios de referência e as melhores práticas a nível internacional.”
Parece-nos que seria tempo de, também a nível interno, os partidos da oposição, nomeadamente o PSD, efectuarem visitas a estas obras e dizerem de sua justiça. A crítica, pela crítica, não os credibiliza.