Energia: já exportamos!


No final do ano anterior 75% da energia produzida em Portugal teve a sua origem nas fontes renováveis, água e vento. O nosso Distrito deu, também, aqui um forte contributo pois ele está entre os primeiros na produção de energia eólica e tem diversas barragens a produzir energia hídrica (Mondego, Douro…) e outras em curso ou concursadas (Mondego e Vouga) que irão aumentar em muito a potência instalada.
Mas mais relevante é o facto de durante o mês de Dezembro, Portugal, ter exportado mais energia para Espanha do que aquela que importou, devendo-se, afinal, este desempenho à opção, em boa hora, feita pelos Governos de José Sócrates nas energias renováveis.
Importa, igualmente, enfatizar que para além de nos tornar menos dependentes do estrangeiro e das energias fósseis, este investimento contribui, de igual modo, para a modernização do país e para a recuperação da economia e do emprego. Há muitas empresas que esperam pelo investimento público para se fortalecerem e há muitos portugueses que contam com estas iniciativas públicas para encontrarem as suas oportunidades de emprego.