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Porto: A estátua de Camilo que, de repente, tornou-se alvo de uns quantos censores

 


Que estes tempos são muito vulneráveis a olhares sensíveis já todos sabíamos. O que estávamos muito longe de imaginar era que estes pruridos se iriam generalizar a todo o tipo de arte: sejam esculturas, pinturas, música, cinema… Seja o que for.

Ou seja:

– Se um autor de uma obra relevante (signifique lá isso o que significar) for, entretanto, epitetado de qualquer coisa politicamente incorreta nos anais da sua vida, nem que já tenha morrido, tal obra passa a ser desconsiderada, não importando já a qualidade da mesma;

– Se uma obra de arte desvendar a nudez de uma mulher ou de um homem, nem que seja considerada marcante de uma época ou de um acontecimento, isso de nada vale, se for epitetada como um atentado ao pudor por mentes bacteriologicamente púdicas;

– Se uma qualquer nomenclatura ou simbologia de uma obra pública, por exemplo, que se pretende requalificar como memória de um tempo que teve as suas circunstâncias e as suas idiossincrasias, nem que seja para se saber que tais procedimentos se não devem repetir, há uns quantos iluminados que clamam para se banirem tais obras do mundo dos vivos para toda a eternidade;

Se…, se…, se…

Vem o que precede a propósito da curta novela, um fait diver de final de verão, protagonizado por puritanos ascetas, que abalou a cidade do Porto, a propósito da estátua “Amor de Perdição”, que se encontra no espaço em frente da antiga Cadeia da Relação da invicta, em que Camilo se encontra abraçado a uma mulher nua!

Ainda bem que a questão abortou antes de crescer e, portanto, a estátua vai ali poder continuar (vamos ver até qual posteridade!), não sendo arremessada da ponte da Arrábida para os fundos do rio Douro, como seria, seguramente, a vontade dos combatentes contra a imoralidade.

Ainda assim, e apesar de a situação estar, ao que parece, resolvida, algumas perguntas aos 37 iluminados signatários que queriam a retirada da estátua: Foi a nudez de Ana Plácido (que pelos vistos não é) que vos apoquentou? Foi o facto de Camilo estar vestido, como li nas redes sociais – por que é que Camilo tem roupa? Foi a vossa pudicícia que vos exortou a esta saga, que de seguida vos levaria a marchar sobre o Louvre, ou sobre a Grécia, ou sobre os tetos da Capela Sistina para decapitarem todos os vestígios terrenos da ‘depravação’ humana?

Enfim, sinais dos tempos!

Acácio Pinto | setembro de 2023

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