Visita dos candidatos a deputados do PS ao Museu de Lamego

Os candidatos do PS às eleições legislativas de 5 de Junho efectuaram, no dia 30 de Abril, uma visita ao Museu de Lamego, que é um marco cultural relevante para toda a região duriense, mas o seu acervo é referencial em termos nacionais e internacionais. Tem um valiosíssimo espólio em pintura, tapeçaria, escultura, ourivesaria, paramentaria, cerâmica e azulejaria, capelas e altares, entre outros.
Desta visita e reunião com o Director do Museu, Agostinho Ribeiro, importa ressaltar a qualidade das exposições permanentes, a organização do espaço, o elevado número de visitantes, mas também a forte necessidade de uma intervenção que venha requalificar este Museu Nacional.
O Director do Museu deu conta do projecto de requalificação existente, da autoria da Arquitecta Armanda Abreu, que está concluído, que já tem parecer favorável do IGESPAR e que visa uma intervenção estrutural no edifício, modernizando todo o espaço expositivo, em que possam ressaltar, ainda mais, as obras ali existentes, como sejam por exemplo as tapeçarias da Flandres ou as pinturas de Grão Vasco.
O projecto ascende a um investimento global de mais de 8 milhões de Euros e continuará a ter todo o acompanhamento de proximidade por parte do PS e dos seus deputados.
Não será o facto de a oposição, irresponsavelmente, nos ter lançado nesta crise política e de ter interrompido um ciclo governativo a meio, que irá interromper a consecução deste projecto, vital, para o Museu de Lamego e para região, mas também para o país.
NOTA: Candidatos presentes - Acácio Pinto; Miguel Ginestal; Fátima Ferreira; Mónica Lima; Carlos Viegas