Opinião: Factos sobre portagens nas SCUTs

1. António Mexia, Ministro do Governo PSD/CDS, defendeu em Janeiro de 2005 a cobrança de portagens nas SCUTs através de pórticos e de identificadores colocados nos veículos.
2. O PS disse ontem e diz hoje que deve haver uma discriminação positiva nos municípios com índices socioeconómicos inferiores à média nacional.
3. O deputado Almeida Henriques, do PSD, disse a 16 de Junho de 2010: “O mínimo que se espera é que [socialistas] cerrem fileiras connosco na luta contra as portagens na A25 e A24.”
4. Pedro Passos Coelho disse através de Miguel Relvas, Secretário-Geral PSD, no dia 22 de Junho de 2010: “Ou pagam todos ou não paga nenhum”. Isto é, o PSD quer portagens em todas as SCUTs.
5. José Luís Arnault (lembram-se dele?) disse a 22 de Junho, na SIC, que todas as SCUTs devem ter portagens.
5. O Primeiro-Ministro referiu a este propósito que não concorda com a posição do PSD, mas admite dialogar desde que haja discriminação positiva para os residentes e empresas.
7. Eu, continuo a defender que as SCUTs devem servir para combater assimetrias, não penalizando, pelo seu uso, pessoas e empresas do interior.
Conclusões: Cada eleitor saberá tirar as suas!
(Publicado no Jornal do Centro de 2010.07.02)