quarta-feira, 1 de junho de 2011

"Turismo: uma aposta para o Douro" - debate com a presença de Bernardo Trindade

Os candidatos do PS promoveram no dia 31 de Maio, na Escola de Hotelaria e Turismo de Lamego, um almoço / debate cujo tema foi "Turismo: uma aposta para o Douro" em que intervieram Bernardo Trindade, Secretário de Estado do Turismo, e, no final, José Junqueiro, cabeça de lista do PS pelo círculo de Viseu.
Com uma presença de mais de 50 participantes, entre autarcas, representantes de instituições da hotelaria e do ensino superior, empresários e candidatos do PS, este debate foi moderado pelo candidato e deputado Acácio Pinto e teve uma saudação inicial aos presentes da candidata do PS, do concelho de Lamego, Mónica Lima.
Na sua intervenção Bernardo Trindade salientou a importância do Turismo na criação de riqueza na sua importância nas exportações, de que representa 14%  das exportações globais e 43% das dos serviços, tendo mesmo Portugal uma balança comercial positiva de mais de 4 mil milhões de euros.
O Douro pela paisagem, cultura e património, vinha e vinho é um destino que tem todas as potencialidades para continuar a crescer havendo uma grande necessidade de continuar a investir em mais e melhores infraestruturas hoteleiras e em formação das pessoas para qualificação da oferta turística geral. Enfatizou ainda o facto de os empresários serem os grandes obreiros do desenvolvimento do turismo no Douro com a confiança que demonstram ao investirem neste território.
Após a intervenção de Bernardo Trindade intervieram, para fazer considerações e colocar questões, António Martinho, do Turismo do Douro, António Borges, Presidente da Associação de Municípios Douro-Sul, José Eduardo Presidente da Câmara de Moimenta da Beira, Álvaro Bonito, Presidente da Escola de Tecnologia e Gestão de Lamego, Pedro Torres e Ana Branca.
A encerrar José Junqueiro deu boa nota da importância do Turismo para o Douro, deixou bem claro o contributo dos grandes e vultosos investimentos dos Governos do PS para a atractividade turística e disse que o PS continuará a privilegiar uma presença permanente e de proximidade com os empresários e com as instituições por forma a poder agir no imediato e sempre que necessário para resolver os problemas que venham a surgir.

1 comentário:

  1. A importância do Douro e o seu contributo para que os nºs do sector do turismo sejam os que são referidos é evidente. Há no Douro 8 barcos-hotel a operar. Cerca de 90% dos passageiros são estrangeiros. Mas há um outro movimento turístico nos barcos de cruzeiro que não são barco-hotel, com um movimento que se aproxima dos 170 000 passageiros. E as taxas de ocupação na hotelaria tem-se vindo a consolidar, de forma clara. Por outro lado, têm-se organizado eventos de impacto internacional. O Douro Film Harvest e a Meia Maratona do Douro Vinhateiro, assim como a Bienal Internacional da Gravura do Douro, entre outros, são bons exemplos.

    ResponderEliminar