(Opinião) Boa execução do QREN no centro

Estive presente esta semana na audição do Presidente da CCDR Centro, Alfredo Marques, na AR.
Dessa audição não posso deixar de ressaltar dois aspectos que reputo de elevada importância na execução do QREN na Região.
No sistema de incentivos às empresas, a Região Centro apresenta o maior valor de incentivos já atribuídos a nível nacional, 942 M Euros, 37% do total nacional, quando o PIB do Centro pesa 19%.
Também a nível da contratualização com os Municípios a Região Centro tem 520 M Euros (31% do total) contratualizados, essencialmente para as áreas da rede escolar, da mobilidade, do ambiente e da coesão.
Mas o que pretendo assinalar é o bom desempenho da CIM Dão-Lafões pois está à frente de todas as demais comunidades da Região com uma execução de 27,6% quando a média da região é de 18,9%. Dos 72,9 M Euros já contratualizados, pela CIM Dão-Lafões, 45,6 M Euros já estão aprovados.
Mérito para as empresas da Região e para o seu dinamismo, mérito para as autarquias mas, também, muito mérito para a CCDR Centro e para o Governo, na execução do QREN no país que está ao nível da execução da UE, superando-a mesmo em vários programas.