Avançar para o conteúdo principal

Deputados do PS reuniram com empresários do distrito

Os deputdaos do PS eleitos pelo círculo eleitoral de Viseu reuniram recentemente, nos dia 8 e 22 de outubro, com empresários do distrito de Viseu, de vários setores, por solicitação destes.

FARMÁCIAS
Uma delegação da Associação Nacional de Farmácias, de Viseu, apresentou aos deputados do PS os seus pontos de vista relativamente ao estrangulamento económico e financeiro que estão a atravessar as farmácias portuguesas, com muitas já em insolvência.
A delegação a ANF entregou aos deputados dois estudos inequívocos nesta matéria e que apontam para um situação que só pode ser de encerramento de muitas unidades. E isto, sendo o desmantelamento da rede de farmácias, terá um profundo impacto no país, acrescendo aos custos em saúde que daí decorrerão para a nossa população, a um aumento do desemprego, a um maior despovoamento das zonas do interior e à redução no acesso aos cuidados de Saúde e ao medicamento. Acrescentaram que as farmácias estão a funcionar com margens negativas, o que torna insustentável a manutenção dos níveis de assistência farmacêutica à população.
Os deputados do PS comprometeram-se a questionar o governo sobre esta matéria e a acompanhar os problemas apresentados em articulação com os deputados do PS na comissão de saúde, cuja coordenação é efetuada, a nível da direção parlamentar, pelo deputado José Junqueiro.

TAXISTAS
Uma delegação de taxistas do distrito de Viseu apresentou aos deputados do PS os seus os seus pontos de vista e as suas preocupações face às alterações que estarão em curso sobre a gestão do sistema de transporte de doentes, nomeadamente os doentes que necessitam de efetuar hemodiálise.
Acrescentaram que esta situação vem lançar um futuro negro sobre este setor de atividade e sobre estes profissionais, nomeadamente no interior e nos meios rurais, se se verificar o seu afastamento unilateral deste serviço por parte do ministério da saúde, com uma fundamentação que disseram desconhecer.
Face à situação apresentada os deputados do PS comprometeram-se, para um cabal esclarecimento da situação, a questionar o governo através do ministro da saúde para saber quais as alterações em curso na gestão do sistema de transporte de doentes e qual o âmbito e os termos das mesmas alterações. 

EMPRESÁRIOS DA RESTAURAÇÃO
Os deputados do PS reuniram com uma delegação de empresários da restauração que quiseram apresentar a sua indignação e revolta para com as medidas que este governo tem vindo a implementar, destacando-se a do aumento do IVA da restauração de 13 para 23%.
Estamos a falar de um setor relevante no contexto da economia portuguesa, com muitas micro e pequenas empresas geradoras de muitos postos de trabalho. Para além disso a restauração é muito sensível no âmbito do turismo, um dos setores estratégicos para Portugal face ao elevado número de pessoas que movimenta e às mais-valias que gera para as exportações portuguesas.
O problema deste setor, segundo os presentes, é só um: acabou a margem de lucro para os restaurantes. E acabou porque os empresários foram confrontados com o dilema insolúvel ou de refletir o aumento do IVA no consumidor, cada vez mais exaurido, ou absorver o aumento da sua margem de lucro. E o resultado para uma equação impossível em que o governo lançou os restaurantes é sempre o mesmo: insolvências e desemprego.
Os deputados do PS deixaram bem claro que desde sempre contestaram esta medida e irão voltar a fazê-lo na Assembleia da República. Inclusivamente deixaram o compromisso de que o PS voltará a apresentar propostas de redução do IVA da restauração para a taxa intermédia no âmbito do debate do Orçamento de Estado para 2013.

Os deputados do PS eleitos pelo círculo eleitoral de Viseu
José Junqueiro, Acácio Pinto, Elza Pais
2012-10-23


Mensagens populares deste blogue

Frontal, genuíno, prestável: era assim o António Figueiredo Pina!

  Conheci-o no final dos anos 70. Trabalhava numa loja comercial, onde se vendia de tudo um pouco. Numa loja localizada na rua principal de Sátão, nas imediações do Foto Bela e do Café Sátão. Ali bem ao lado da barbearia, por Garret conhecida, e em frente da Papelaria Jota. Depois, ainda na rua principal, deslocou-se para o cruzamento de Rio de Moinhos, onde prosseguiu a sua atividade e onde se consolidou como comerciante de referência. Onde lançou e desenvolveu a marca que era conhecida em todo o concelho, a Casa Pina, recheando a sua loja de uma multiplicidade de ferramentas, tintas e artefactos. Sim, falo do António Figueiredo Pina. Do Pinita, como era tratado por tantos amigos e com quem estive, há cerca de um mês e meio, em sua casa. Conheceu-me e eu senti-me reconfortado, conforto que, naquele momento, creio que foi recíproco. - És o Acácio - disse, olhando-me nos olhos. Olhar que gravei e que guardo! Quem nunca entrou na sua loja para comprar fosse lá o que fosse? Naquel...

Murganheira: O melhor espumante de Portugal!

LETRASECONTEUDOS.PT Ficam no concelho de Tarouca, em Ucanha, a norte do distrito de Viseu, e são um mundo escondido sob aquela colina revestida pela vinha alinhada e bem verde, no verão, antes da colheita das uvas touriga, tinta roriz, gouveio, cerceal, chardonnay ou pinot . Trata-se das Caves da Murganheira e ali estão há mais de 60 anos.  Situadas num espaço magnífico, de transição entre a Beira e o Douro, as Caves da Murganheira conjugam modernidade e tradição. A modernidade do edifício onde se comercializa e prova o segredo encerrado em cada garrafa de espumante e a tradição das galerias das caves "escavadas" a pólvora e dinamite naquele maciço de granito azul. E se no edifício de prova - com um amplo salão, moderno e funcional, com uma enorme janela aberta sobre a magnífica paisagem vinhateira, que encantou os cistercienses - é necessário ar condicionado para manter uma temperatura, que contraste com o agreste calor estival, já nas galerias subterrâneas a temperatura...

"Sátão: 50 Anos de Liberdade" foi ao Preço Certo

O livro " Sátão: 50 Anos de Liberdade " foi ao programa Preço Certo. Este programa vai diariamente para o ar na RTP 1 sob a batuta de Fernando Mendes. Foi pela mão de Maria Conceição Loureiro, que participou no programa que foi para o ar nesta segunda-feira, dia 2 de setembro, que o livro foi oferecido a Fernando Mendes, o apresentador deste popular programa televisivo que há várias décadas está a ser emitido. O livro, da autoria de Acácio Pinto, que trata dos últimos 50 anos de vida autárquica no concelho de Sátão, foi oferecido à participante no concurso pela Junta de Freguesia de Mioma, freguesia onde reside.