Avançar para o conteúdo principal

Inauguração da Casa da Cultura de Sátão


A Câmara Municipal de Sátão inaugurou no dia 20 de maio a Casa da Cultura, no local onde antes havia uma escola primária que depois evoluiu para sede do clube de Sátão, antes de atingir um elevado grau de degradação. Esta inauguração contou com a presença do Secretário de Estado da Cultura, Francisco José Viegas.
Alexandre Vaz, Presidente da Câmara, na sua intervenção, explicou que este equipamento, entre outras funções, irá ter um posto de turismo, irá efetuar mostras de artesanato local e ainda será a sede para a futura Academia de Música de Sátão a lançar em parceria com o Conservatório de Música de Aveiro. De referir que durante o evento foi a todos oferecida uma breve mostra daquilo que poderá vir a ser a academia, com alunos de uma academia similar existente em Sernancelhe.
Nesta sessão foram ainda homenageadas professoras primárias do concelho, neste local que outrora foi precisamente escola primária, tendo duas delas usado da palavra, Maria Eduarda Xavier e Antónia Saraiva Amaral.
O Secretário de Estado congratulou-se com esta inauguração e disse ainda que apesar dos tempos é preciso criar zonas de respiração, sendo a cultura uma delas.
Presentes vereadores, presidente e deputados da assembleia municipal, presidentes de junta de todo o concelho, com destaque para o de Sátão, Armando Cunha, comandante da GNR, comandante e direção dos bombeiros, cónego Matos, Chefe das Finanças, serviços de Saúde, muitos professores, responsáveis dos serviços municipais, escuteiros e alguns artesãos do concelho, entre muitas outras pessoas que se quiseram associar a este evento.
No final foram servidas iguarias à base de chocolate confecionadas por jovens, futuros profissonais e empreendedores do concelho.
Lá estive a convite da Câmara Municipal.
(Fotos: L&C e CMS)
 
 


Mensagens populares deste blogue

Frontal, genuíno, prestável: era assim o António Figueiredo Pina!

  Conheci-o no final dos anos 70. Trabalhava numa loja comercial, onde se vendia de tudo um pouco. Numa loja localizada na rua principal de Sátão, nas imediações do Foto Bela e do Café Sátão. Ali bem ao lado da barbearia, por Garret conhecida, e em frente da Papelaria Jota. Depois, ainda na rua principal, deslocou-se para o cruzamento de Rio de Moinhos, onde prosseguiu a sua atividade e onde se consolidou como comerciante de referência. Onde lançou e desenvolveu a marca que era conhecida em todo o concelho, a Casa Pina, recheando a sua loja de uma multiplicidade de ferramentas, tintas e artefactos. Sim, falo do António Figueiredo Pina. Do Pinita, como era tratado por tantos amigos e com quem estive, há cerca de um mês e meio, em sua casa. Conheceu-me e eu senti-me reconfortado, conforto que, naquele momento, creio que foi recíproco. - És o Acácio - disse, olhando-me nos olhos. Olhar que gravei e que guardo! Quem nunca entrou na sua loja para comprar fosse lá o que fosse? Naquel...

"Sátão: 50 Anos de Liberdade" foi ao Preço Certo

O livro " Sátão: 50 Anos de Liberdade " foi ao programa Preço Certo. Este programa vai diariamente para o ar na RTP 1 sob a batuta de Fernando Mendes. Foi pela mão de Maria Conceição Loureiro, que participou no programa que foi para o ar nesta segunda-feira, dia 2 de setembro, que o livro foi oferecido a Fernando Mendes, o apresentador deste popular programa televisivo que há várias décadas está a ser emitido. O livro, da autoria de Acácio Pinto, que trata dos últimos 50 anos de vida autárquica no concelho de Sátão, foi oferecido à participante no concurso pela Junta de Freguesia de Mioma, freguesia onde reside.

RÃS - SÁTÃO: FESTA DE NOSSO SENHOR DOS CAMINHOS, DIA 26 DE MAIO

A tradicional festa de NOSSO SENHOR DOS CAMINHOS, em Rãs, concelho de Sátão, decorrerá, este ano, no dia 26 de maio, domingo da Santíssima Trindade. Estão todos convidados para se associarem a uma das maiores, senão mesmo a maior, romaria da beira, que tem na procissão e nos andores os elementos mais característicos. Nasci, cresci e vivi quase 30 anos em Rãs, onde ainda hoje, semanalmente, me desloco por lá residirem os meus pais e por razões telúricas e emocionais. Altar da capela de Nosso Senhor dos Caminhos Altar da capela da Senhora dos Verdes