Avançar para o conteúdo principal

PS prepara-se para votar contra o OE 2015, que hoje foi entregue na AR

Foto: Pedro Nunes / Lusa
Sobre o OE 2015 (ver AQUI) que hoje foi entregue à Presidente da Assembleia da República pela ministra das Finanças o PS prepara-se para votar contra.
LUSA - «O líder parlamentar do PS considerou hoje que a proposta do Governo de Orçamento do Estado para 2015 é de continuidade face às anteriores e de "esgotamento do país", pelo que os socialistas dificilmente deixarão de votar contra.
Ferro Rodrigues falava na Assembleia da República, no final de uma reunião com os ministros das Finanças, Maria Luís Albuquerque, e dos Assuntos Parlamentares, Luís Marques Guedes, destinada à apresentação das linhas gerais da proposta orçamental do Governo.
Questionado se o PS se inclina para votar contra a proposta de Orçamento do Estado para 2015, Ferro Rodrigues respondeu: "Parece-me que muito dificilmente acontecerá o contrário".
No final da reunião com os ministros das Finanças e dos Assuntos Parlamentares, em que esteve acompanhado pelos dirigentes socialistas Vieira da Silva e Eduardo Cabrita, o presidente do Grupo Parlamentar do PS considerou que a proposta de Orçamento "continua a ser de esgotamento do país, próprio de um Governo esgotado, e de continuidade".
"Mesmo que o défice de 2,7 por cento apontado pelo Governo para 2015 - e que só saberá no final do ano se foi ou não atingido, possivelmente com outro executivo -, tal corresponde a uma diminuição muito forte, certamente com peso do lado dos cortes na despesa, do Estado social, e do lado fiscal. Verifica-se que todas as expetativas que foram criadas pelo [presidente do CDS e vice-primeiro-ministro] Paulo Portas no sentido de diminuições de impostos não se concretizam", apontou o ex-secretário-geral do PS, numa alusão à não descida imediata da sobretaxa de IRS.
Confrontado com o anúncio do primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, de que o défice passará em 2015 dos 2,5 (previstos no Documento de Estratégia Orçamental) para 2,7 por cento, Ferro Rodrigues defendeu que o Governo "não tinha outro remédio".
Ou seja, segundo o líder parlamentar socialista, se a meta do défice se conservasse nos 2,5 por cento, "seriam necessários ainda mais cortes na despesa do que os que o Governo vai fazer, ou o Governo teria de aumentar mais ainda os impostos".

"Mesmo assim, [a meta de 2,7 por cento do défice], representa um esforço que vai recair uma vez mais sobre os portugueses - um esforço que será extremamente duro", sustentou no final de uma reunião que durou cerca de 40 minutos.»

Mensagens populares deste blogue

Frontal, genuíno, prestável: era assim o António Figueiredo Pina!

  Conheci-o no final dos anos 70. Trabalhava numa loja comercial, onde se vendia de tudo um pouco. Numa loja localizada na rua principal de Sátão, nas imediações do Foto Bela e do Café Sátão. Ali bem ao lado da barbearia, por Garret conhecida, e em frente da Papelaria Jota. Depois, ainda na rua principal, deslocou-se para o cruzamento de Rio de Moinhos, onde prosseguiu a sua atividade e onde se consolidou como comerciante de referência. Onde lançou e desenvolveu a marca que era conhecida em todo o concelho, a Casa Pina, recheando a sua loja de uma multiplicidade de ferramentas, tintas e artefactos. Sim, falo do António Figueiredo Pina. Do Pinita, como era tratado por tantos amigos e com quem estive, há cerca de um mês e meio, em sua casa. Conheceu-me e eu senti-me reconfortado, conforto que, naquele momento, creio que foi recíproco. - És o Acácio - disse, olhando-me nos olhos. Olhar que gravei e que guardo! Quem nunca entrou na sua loja para comprar fosse lá o que fosse? Naquel...

Murganheira: O melhor espumante de Portugal!

LETRASECONTEUDOS.PT Ficam no concelho de Tarouca, em Ucanha, a norte do distrito de Viseu, e são um mundo escondido sob aquela colina revestida pela vinha alinhada e bem verde, no verão, antes da colheita das uvas touriga, tinta roriz, gouveio, cerceal, chardonnay ou pinot . Trata-se das Caves da Murganheira e ali estão há mais de 60 anos.  Situadas num espaço magnífico, de transição entre a Beira e o Douro, as Caves da Murganheira conjugam modernidade e tradição. A modernidade do edifício onde se comercializa e prova o segredo encerrado em cada garrafa de espumante e a tradição das galerias das caves "escavadas" a pólvora e dinamite naquele maciço de granito azul. E se no edifício de prova - com um amplo salão, moderno e funcional, com uma enorme janela aberta sobre a magnífica paisagem vinhateira, que encantou os cistercienses - é necessário ar condicionado para manter uma temperatura, que contraste com o agreste calor estival, já nas galerias subterrâneas a temperatura...

"Sátão: 50 Anos de Liberdade" foi ao Preço Certo

O livro " Sátão: 50 Anos de Liberdade " foi ao programa Preço Certo. Este programa vai diariamente para o ar na RTP 1 sob a batuta de Fernando Mendes. Foi pela mão de Maria Conceição Loureiro, que participou no programa que foi para o ar nesta segunda-feira, dia 2 de setembro, que o livro foi oferecido a Fernando Mendes, o apresentador deste popular programa televisivo que há várias décadas está a ser emitido. O livro, da autoria de Acácio Pinto, que trata dos últimos 50 anos de vida autárquica no concelho de Sátão, foi oferecido à participante no concurso pela Junta de Freguesia de Mioma, freguesia onde reside.