Avançar para o conteúdo principal

Conferência de imprensa dos deputados do PS sobre políticas sociais e emprego


Ecos da conferência de imprensa dos deputados do PS, José Junqueiro e Acácio Pinto, efetuada no dia 03 de junho na sede do PS em Viseu:

JORNAL DO CENTRO:
«No mesmo dia em que António José Seguro convidou todos os partidos com assento parlamentar para reuniões de alto nível a ter lugar esta semana e que procuram um novo diálogo político e social centrado no emprego e no crescimento, os deputados do círculo eleitoral de Viseu, enquadrados nesta iniciativa nacional do Partido Socialista (PS), realizaram uma visita à I.P.S.S. de Silgueiros para conhecer melhor as suas valências sociais.
Depois daquela que consideram ser “uma aposta muito forte dos governos socialistas e onde foi implementada e desenvolvida uma rede muito forte de equipamentos sociais no interior do distrito e, particularmente, no concelho de Viseu”, aliada a “outras medidas assumidas na altura como, por exemplo, o complemento solidário para idosos que vieram trazer uma nova dinâmica” constata-se hoje que as mesmas “estão em risco”, disse José Junqueiro.
“Quando tudo aquilo que os governos socialistas construíram foi suspenso, quando o complemento solidário para idosos de todas as pessoas que estão na instituição foi cortado, unilateralmente e sem aviso prévio por este governo, quando a instituição de 35 lugares contratualizados passou para 47 sem a Segurança Social apoiar esse excedente, o governo”, disse o deputado José Junqueiro, “deu um golpe quase mortal nestas instituições de solidariedade social”, que pode conduzir “no curto prazo, ao despejo dos idosos das residências e dos lares”.
O candidato ao município de Viseu manifestou ainda a sua enorme preocupação com a questão do desemprego no distrito que, depois de 22 meses de governação do Partido Social Democrata (PSD), “regista um aumento de 39% no número de desempregados, 51% dos quais são jovens até aos 35 anos e um crescimento de 100% nos licenciados” não entendendo como Almeida Henriques, candidato do PSD a Viseu, “que não serviu para governar um país, pensa ter credibilidade para fazer diferente num concelho ou em qualquer outro sítio onde lhe venham a ser confiados outros cargos de decisão”.
Nesta iniciativa do Partido Socialista onde esteve também presente Acácio Pinto, que detalhou melhor os números do desemprego no concelho e caracterizou o seu crescimento galopante até Abril de 2013, faltou apenas Elza Pais que se encontrava em missão oficial da Assembleia da República.»

DIÁRIO DE VISEU (2013.06.04):
«Acácio Pinto e José Junqueiro, deputados na Assembleia da República eleitos pelo círculo eleitoral de Viseu, acusaram ontem o Governo de ter cortado “tudo o que os governos socialistas proporcionaram” a instituições de solidariedade social. Tomando como exemplo uma instituição particular de solidariedade social de Silgueiros (Viseu) – que visitaram – os deputados constataram que a instituição já tem 47 utentes, sendo que só 35 têm protocolo com a Segurança Social.
O complemento solidário para idosos foi cortado a todas as pessoas da instituição, bem como o complemento para a dependência”, destacou José Junqueiro em conferência de Imprensa.
O também candidato do PS à Câmara de Viseu lembrou que “durante os governos socialistas” foi implementada “uma rede muito forte de equipamentos sociais de modo a poder dar as respostas que os mais desfavorecidos precisavam “Contudo”, quando o governo decidiu cortar os subsídios àqueles que estão mais dependentes, fez um golpe quase mortal a estas instituições de solidariedade social, porque não houve nenhuma compensação”.
Retirando aquilo que era uma componente essencial para a dignidade das pessoas, o Governo está a imputar às famílias a obrigatoriedade de suportar estas despesas sociais” alertou José Junqueiro.
A agravar esta situação está o desemprego que, em Viseu, segundo dados dos socialistas, tem aumentado nos últimos dois anos, à semelhança do que acontece no resto do país.
Nestes últimos 22 meses o Concelho de Viseu registou um aumento de 39% de desempregados inscritos no Centro de Emprego, dos quais 51% são jovens abaixo dos 35 anos” salientou o deputado.
Acácio Pinto afirmou que “não há nenhuma família que não tenha pelo menos um desempregado ou mais” e adiantou que os desempregados jovens do distrito aumentaram "51% durante a governação PSD”. Temos um quadro social a que é urgente dar resposta e, como se vê, as políticas de austeridade não conseguiram resolver o problema" concluiu Acácio Pinto.
Feitas as contas, em dois anos (dados de Abril deste ano) o desemprego no distrito de Viseu “aumentou 49,43% registando-se "25.630 inscritos nos Centros de Desemprego em Abril de 2013”.
(...) A visita á instituição de Silgueiros insere-se numa iniciativa nacional do PS dedicada às políticas sociais e ao emprego.»

Rádio VFM:
«O desemprego no distrito de Viseu aumentou 50% nos últimos dois anos. Números revelados pelos deputados socialistas no dia me que o PS lançou uma iniciativa nacional dedicada às políticas sociais e ao emprego.
Também o desemprego jovem cresceu 80% nos últimos dois anos na região. Só em Abril estavam inscritos nos Centros de Emprego do distrito mais de 25 mil e 600 pessoas, avançou o deputado socialista Acácio Pinto.
Para os deputados do PS eleitos por Viseu esta situação deve-se às políticas aplicadas pelo governo ao longo dos últimos dois anos.
VFM Informação

2013.06.04»


Mensagens populares deste blogue

Frontal, genuíno, prestável: era assim o António Figueiredo Pina!

  Conheci-o no final dos anos 70. Trabalhava numa loja comercial, onde se vendia de tudo um pouco. Numa loja localizada na rua principal de Sátão, nas imediações do Foto Bela e do Café Sátão. Ali bem ao lado da barbearia, por Garret conhecida, e em frente da Papelaria Jota. Depois, ainda na rua principal, deslocou-se para o cruzamento de Rio de Moinhos, onde prosseguiu a sua atividade e onde se consolidou como comerciante de referência. Onde lançou e desenvolveu a marca que era conhecida em todo o concelho, a Casa Pina, recheando a sua loja de uma multiplicidade de ferramentas, tintas e artefactos. Sim, falo do António Figueiredo Pina. Do Pinita, como era tratado por tantos amigos e com quem estive, há cerca de um mês e meio, em sua casa. Conheceu-me e eu senti-me reconfortado, conforto que, naquele momento, creio que foi recíproco. - És o Acácio - disse, olhando-me nos olhos. Olhar que gravei e que guardo! Quem nunca entrou na sua loja para comprar fosse lá o que fosse? Naquel...

Murganheira: O melhor espumante de Portugal!

LETRASECONTEUDOS.PT Ficam no concelho de Tarouca, em Ucanha, a norte do distrito de Viseu, e são um mundo escondido sob aquela colina revestida pela vinha alinhada e bem verde, no verão, antes da colheita das uvas touriga, tinta roriz, gouveio, cerceal, chardonnay ou pinot . Trata-se das Caves da Murganheira e ali estão há mais de 60 anos.  Situadas num espaço magnífico, de transição entre a Beira e o Douro, as Caves da Murganheira conjugam modernidade e tradição. A modernidade do edifício onde se comercializa e prova o segredo encerrado em cada garrafa de espumante e a tradição das galerias das caves "escavadas" a pólvora e dinamite naquele maciço de granito azul. E se no edifício de prova - com um amplo salão, moderno e funcional, com uma enorme janela aberta sobre a magnífica paisagem vinhateira, que encantou os cistercienses - é necessário ar condicionado para manter uma temperatura, que contraste com o agreste calor estival, já nas galerias subterrâneas a temperatura...

"Sátão: 50 Anos de Liberdade" foi ao Preço Certo

O livro " Sátão: 50 Anos de Liberdade " foi ao programa Preço Certo. Este programa vai diariamente para o ar na RTP 1 sob a batuta de Fernando Mendes. Foi pela mão de Maria Conceição Loureiro, que participou no programa que foi para o ar nesta segunda-feira, dia 2 de setembro, que o livro foi oferecido a Fernando Mendes, o apresentador deste popular programa televisivo que há várias décadas está a ser emitido. O livro, da autoria de Acácio Pinto, que trata dos últimos 50 anos de vida autárquica no concelho de Sátão, foi oferecido à participante no concurso pela Junta de Freguesia de Mioma, freguesia onde reside.