Avançar para o conteúdo principal

Médico e escritor de Lamego, André Freire, foi eleito para os órgãos sociais da SOPEAM


André Freire, médico e escritor, residente em Lamego, foi reeleito para o Conselho Fiscal da Sociedade Portuguesa de Escritores e Artistas Médicos (SOPEAM), na Assembleia-geral de 19 de maio, realizada em Lisboa.
Os órgãos sociais para o biénio: 2012/2014, que assim ficaram constituídos:
Direcção: Baltazar de Matos Caeiro (Presidente), Maria José Leal (Vice-Presidente), Júlio Pego(Secretário-Geral), António Trabulo (Secretário-Adjunto), Leonor Duarte (Tesoureiro), e Maria Leonor Duarte de Almeida (Vogal) e José Simões Fernandes (Vogal).
Conselho Fiscal: Henrique Correia Pinto (Presidente), Maria Luísa Gomes Quintela (Vogal) e André Luiz Castilho Freire (Vogal).
Após a eleição, foram atribuídos os seguintes prémios:
Prémio Fialho de Almeida (Literatura): Dr. Pinto Serra (1ª Premio Ficção)
Prémio Revelação – Ficção: Dra. Cláudia Crespo Cruz / Dr. Pedro Gil
Menção Honrosa - Pintura: Dra. Paulina Santos
Prémio Fotografia: Dr. Carlos Teixeira
Menção Honrosa – Fotografia: Dr. João Taborda
Foi efectuada a Entrega de Diplomas de Sócios Honorários para os médicos Dr. Luís Esperança Ferreira Lourenço, antigo presidente da SOPEAM e para o Dr. Pedro Nunes, antigo Bastonário da Ordem Médicos de Portugal.
Um belo momento do evento foi dedicado à Evocação de homenagem aos saudosos associados Dr. Ângelo Vieira Araújo e Dr. Luís Silveira Botelho.
O evento contou com um auditório lotado de convidados e membros da SOPEAM. A Mesa de Autoridades contou com a presença do Dr. António Pereira Coelho, Presidente da Secção Regional do Sul da Ordem dos Médicos, que referiu a sua alegria e emoção pela sua participação num evento da SOPEAM.
Após a Assembleia-geral os membros da SOPEAM convidaram os presentes para um almoço de confraternização no “Restaurante “Adega da Bairrada”.

Mensagens populares deste blogue

Frontal, genuíno, prestável: era assim o António Figueiredo Pina!

  Conheci-o no final dos anos 70. Trabalhava numa loja comercial, onde se vendia de tudo um pouco. Numa loja localizada na rua principal de Sátão, nas imediações do Foto Bela e do Café Sátão. Ali bem ao lado da barbearia, por Garret conhecida, e em frente da Papelaria Jota. Depois, ainda na rua principal, deslocou-se para o cruzamento de Rio de Moinhos, onde prosseguiu a sua atividade e onde se consolidou como comerciante de referência. Onde lançou e desenvolveu a marca que era conhecida em todo o concelho, a Casa Pina, recheando a sua loja de uma multiplicidade de ferramentas, tintas e artefactos. Sim, falo do António Figueiredo Pina. Do Pinita, como era tratado por tantos amigos e com quem estive, há cerca de um mês e meio, em sua casa. Conheceu-me e eu senti-me reconfortado, conforto que, naquele momento, creio que foi recíproco. - És o Acácio - disse, olhando-me nos olhos. Olhar que gravei e que guardo! Quem nunca entrou na sua loja para comprar fosse lá o que fosse? Naquel...

"Sátão: 50 Anos de Liberdade" foi ao Preço Certo

O livro " Sátão: 50 Anos de Liberdade " foi ao programa Preço Certo. Este programa vai diariamente para o ar na RTP 1 sob a batuta de Fernando Mendes. Foi pela mão de Maria Conceição Loureiro, que participou no programa que foi para o ar nesta segunda-feira, dia 2 de setembro, que o livro foi oferecido a Fernando Mendes, o apresentador deste popular programa televisivo que há várias décadas está a ser emitido. O livro, da autoria de Acácio Pinto, que trata dos últimos 50 anos de vida autárquica no concelho de Sátão, foi oferecido à participante no concurso pela Junta de Freguesia de Mioma, freguesia onde reside.

RÃS - SÁTÃO: FESTA DE NOSSO SENHOR DOS CAMINHOS, DIA 26 DE MAIO

A tradicional festa de NOSSO SENHOR DOS CAMINHOS, em Rãs, concelho de Sátão, decorrerá, este ano, no dia 26 de maio, domingo da Santíssima Trindade. Estão todos convidados para se associarem a uma das maiores, senão mesmo a maior, romaria da beira, que tem na procissão e nos andores os elementos mais característicos. Nasci, cresci e vivi quase 30 anos em Rãs, onde ainda hoje, semanalmente, me desloco por lá residirem os meus pais e por razões telúricas e emocionais. Altar da capela de Nosso Senhor dos Caminhos Altar da capela da Senhora dos Verdes