Avançar para o conteúdo principal

Livro "Baralho de datas" vai ser apresentado em Sátão

 


O último livro de Ana M. Albuquerque Sousa, Baralho de datas, vai ser apresentado em Sátão no dia 15 de setembro. A apresentação da obra terá lugar às 15 horas na capela de Santo António, no Tojal (DMS: 40º45’10.8”N 7º43’40.8”W).

Editado por Letras e Conteúdos, Baralho de datas é uma biografia romanceada que surgiu da necessidade de narrar a vida de alguém que morreu e, não estando cá, continua a estar, de outra maneira.

A reescrita da vida de qualquer pessoa é, por si só, um produto de ficção, sustentado na memória e na imaginação, uma mistura do vivido com o reinventado.

A estruturação cronológica da narrativa serve para enquadrar o tempo da ação. As datas apresentadas constituem apenas marcos referenciais de relevo, sem preocupações de exatidão.

Trata-se de uma narrativa feita a três vozes, delineando linhas de ação temporalmente distintas. Na primeira parte, o narrador traça a história de vida de uma mulher. Na segunda, a protagonista assume o discurso na primeira pessoa, em jeito de monólogo interior, num relato fragmentado, propositadamente difuso. Na terceira, a filha procura atenuar a dor da perda da mãe, através da palavra.

A ação central inscreve-se num tempo histórico que vai de 1940 a 2022 e num espaço delimitado geograficamente no distrito de Viseu, com particular destaque para os concelhos de Sátão, Penalva do Castelo e Mangualde.

Antes deste, Ana M. Albuquerque de Sousa escreveu Vidas Singulares, livro que foi o vencedor do prémio literário Cónego Albano Martins de Sousa, em prosa, no ano de 2018.

Sobre a autora

Ana Maria Albuquerque de Sousa é natural de Penalva do Castelo, mas uma grande parte da sua vida foi feita no Sátão.

É professora de Português, doutora em Ciências da Educação, mestre em Estudos Portugueses, pós-graduada em Inspeção da Educação e licenciada em Línguas e Literaturas Modernas – Estudos Portugueses e Franceses.

Foi diretora do jornal Gazeta de Sátão. Publicou poemas e contos em jornais e antologias. Colabora com vários órgãos de comunicação, com crónicas e artigos de crítica literária. Interessa-se por estudos ligados à promoção da literatura e da cultura portuguesa.

É autora de um livro de ficção narrativa, Vidas Singulares, ao qual foi atribuído o Prémio Literário Cónego Albano Martins de Sousa, em 2018, numa iniciativa da Câmara Municipal de Sátão.

Também pode ler em: Letras e Conteúdos

Mensagens populares deste blogue

Frontal, genuíno, prestável: era assim o António Figueiredo Pina!

  Conheci-o no final dos anos 70. Trabalhava numa loja comercial, onde se vendia de tudo um pouco. Numa loja localizada na rua principal de Sátão, nas imediações do Foto Bela e do Café Sátão. Ali bem ao lado da barbearia, por Garret conhecida, e em frente da Papelaria Jota. Depois, ainda na rua principal, deslocou-se para o cruzamento de Rio de Moinhos, onde prosseguiu a sua atividade e onde se consolidou como comerciante de referência. Onde lançou e desenvolveu a marca que era conhecida em todo o concelho, a Casa Pina, recheando a sua loja de uma multiplicidade de ferramentas, tintas e artefactos. Sim, falo do António Figueiredo Pina. Do Pinita, como era tratado por tantos amigos e com quem estive, há cerca de um mês e meio, em sua casa. Conheceu-me e eu senti-me reconfortado, conforto que, naquele momento, creio que foi recíproco. - És o Acácio - disse, olhando-me nos olhos. Olhar que gravei e que guardo! Quem nunca entrou na sua loja para comprar fosse lá o que fosse? Naquele ba

"Sátão: 50 Anos de Liberdade" foi ao Preço Certo

O livro " Sátão: 50 Anos de Liberdade " foi ao programa Preço Certo. Este programa vai diariamente para o ar na RTP 1 sob a batuta de Fernando Mendes. Foi pela mão de Maria Conceição Loureiro, que participou no programa que foi para o ar nesta segunda-feira, dia 2 de setembro, que o livro foi oferecido a Fernando Mendes, o apresentador deste popular programa televisivo que há várias décadas está a ser emitido. O livro, da autoria de Acácio Pinto, que trata dos últimos 50 anos de vida autárquica no concelho de Sátão, foi oferecido à participante no concurso pela Junta de Freguesia de Mioma, freguesia onde reside.

RÃS - SÁTÃO: FESTA DE NOSSO SENHOR DOS CAMINHOS, DIA 26 DE MAIO

A tradicional festa de NOSSO SENHOR DOS CAMINHOS, em Rãs, concelho de Sátão, decorrerá, este ano, no dia 26 de maio, domingo da Santíssima Trindade. Estão todos convidados para se associarem a uma das maiores, senão mesmo a maior, romaria da beira, que tem na procissão e nos andores os elementos mais característicos. Nasci, cresci e vivi quase 30 anos em Rãs, onde ainda hoje, semanalmente, me desloco por lá residirem os meus pais e por razões telúricas e emocionais. Altar da capela de Nosso Senhor dos Caminhos Altar da capela da Senhora dos Verdes