Eucalipto de Contige, em Sátão - Viseu: A maior árvore de Portugal


O eucalipto de Contige, considerada "a maior árvore classificada de Portugal", pela insuspeita Universidade de Aveiro, é um dos grandes ex-libris do concelho de Sátão, distrito de Viseu.

Localizado à beira da antiga EN 229, no cruzamento daestrada municipal que liga ao centro de Contige, esta árvore, cuja plantação remonta, segundo aquela universidade, "provavelmente, a 1878, quando se abriu a Estrada das Donárias, é um dos maiores eucaliptos classificados ao momento em Portugal" sendo mesmo "recordista com 11 m de perímetro à altura do peito".

Com o nome científico de Eucaliptus globus Labillardière, o eucalipto de Contige "terá pertencido à família Soares de Contige, ou a duas famílias (Garcia de Mascarenhas e Xavier do Amaral Carvalho) que se uniram em casamento no século XIX" e que "aquando da construção da estrada, e da expropriação do terreno, a monumentalidade deste exemplar terá contribuído para a sua salvaguarda, não tendo por isso sido cortada".

O eucalipto de Contige é uma árvore classificada como de interesse nacional através de publicação, em 1964, no Diário do Governo nº 182 II Série de 4 de agosto, conforme se pode ler na página do ICNF e aqui é-lhe atribuída a idade de 126 anos.

Ora, entre os 139 anos da Universidade de Aveiro e os 126 do ICNF ficamos por cerca de 130 anos. De uma coisa não há dúvida, o eucalipto remonta ao século XIX!

Pese embora as divergências que estas classificações sempre podem originar, e pese embora haver outras árvores que em alguns dos aspetos podem apresentar maiores valores, começa, de facto, a ser comum, quando se trata de analisar o seu conjunto, altura, copa e perímetro, seja a um palmo do solo, seja à altura do peito, considerar o Eucalipto de Contige, como sendo a maior árvore de Portugal.

[©Letras e Conteúdos]