Avançar para o conteúdo principal

Deputados do PS questionaram governo sobre falta de médicos no concelho de Cinfães

«Ex.ma senhora presidente da Assembleia da República,
A extensão de saúde de Tendais, concelho de Cinfães, encontra-se há vários meses sem médico de família. Aliás, globalmente, a área do concelho de Cinfães apresenta um elevado défice de médicos de família.
Esta situação tem vindo a merecer uma profunda preocupação dos autarcas locais, das freguesias envolvidas, da câmara e da assembleia municipal, que interpretando os anseios das populações atingidas por esta situação tudo têm feito no sentido de sensibilizar as autoridades de saúde regionais e o próprio ministro da saúde, porém sem qualquer sucesso.
A título de exemplo anexamos dois ofícios da junta de freguesia de Tendais, um de 22 de janeiro e outro de 14 de março, ambos de 2014, dirigidos ao ministro da saúde, mas que não obtiveram qualquer resposta.
Estamos perante uma população profundamente envelhecida, num território de montanha (serra do Montemuro), com os problemas de saúde inerentes a essas faixas etárias, com dificuldades extremas de mobilidade, sem transportes públicos. Com a agravante de muitas pessoas da área de influência da extensão de Tendais estarem a ser confrontadas com a necessidade de pedirem médico de família na sede sob pena de não lhe serem sequer passadas as receitas de que necessitam.
Podemos, pois, dizer que a acessibilidade destas populações ao serviço nacional de saúde está posta em causa há vários meses e, caso nada seja feito, o estado está a abandonar à sua sorte as populações desta área do concelho de Cinfães; cerca de 1700 pessoas dispersas por uma área superior a 70 km 2. E, para além desta área coberta pela extensão de Tendais, assiste-se a uma discriminação negativa neste concelho do distrito de Viseu com uma vasta área serrana.
Face ao que precede os deputados do PS, eleitos pelo círculo eleitoral de Viseu, vêm nos termos constitucionais e regimentais em vigor, solicitar ao ministro da saúde, através de vossa excelência, senhora presidente, resposta às seguintes questões:
1. Sendo o ministro da saúde conhecedor da situação supra exposta, pelo menos pelos ofícios da junta de freguesia de Tendais, que diligências efetuou para suprir a falta de médico na extensão de saúde de Tendais?
2. Qual o plano do ministério da saúde para colmatar o défice de médicos de família que existem no concelho de Cinfães?

Palácio de São Bento, 3 de julho de 2014
Os deputados do PS
Acácio Pinto | José Junqueiro | Elza Pais»

OFÍCIOS DA JUNTA

Mensagens populares deste blogue

Frontal, genuíno, prestável: era assim o António Figueiredo Pina!

  Conheci-o no final dos anos 70. Trabalhava numa loja comercial, onde se vendia de tudo um pouco. Numa loja localizada na rua principal de Sátão, nas imediações do Foto Bela e do Café Sátão. Ali bem ao lado da barbearia, por Garret conhecida, e em frente da Papelaria Jota. Depois, ainda na rua principal, deslocou-se para o cruzamento de Rio de Moinhos, onde prosseguiu a sua atividade e onde se consolidou como comerciante de referência. Onde lançou e desenvolveu a marca que era conhecida em todo o concelho, a Casa Pina, recheando a sua loja de uma multiplicidade de ferramentas, tintas e artefactos. Sim, falo do António Figueiredo Pina. Do Pinita, como era tratado por tantos amigos e com quem estive, há cerca de um mês e meio, em sua casa. Conheceu-me e eu senti-me reconfortado, conforto que, naquele momento, creio que foi recíproco. - És o Acácio - disse, olhando-me nos olhos. Olhar que gravei e que guardo! Quem nunca entrou na sua loja para comprar fosse lá o que fosse? Naquel...

Murganheira: O melhor espumante de Portugal!

LETRASECONTEUDOS.PT Ficam no concelho de Tarouca, em Ucanha, a norte do distrito de Viseu, e são um mundo escondido sob aquela colina revestida pela vinha alinhada e bem verde, no verão, antes da colheita das uvas touriga, tinta roriz, gouveio, cerceal, chardonnay ou pinot . Trata-se das Caves da Murganheira e ali estão há mais de 60 anos.  Situadas num espaço magnífico, de transição entre a Beira e o Douro, as Caves da Murganheira conjugam modernidade e tradição. A modernidade do edifício onde se comercializa e prova o segredo encerrado em cada garrafa de espumante e a tradição das galerias das caves "escavadas" a pólvora e dinamite naquele maciço de granito azul. E se no edifício de prova - com um amplo salão, moderno e funcional, com uma enorme janela aberta sobre a magnífica paisagem vinhateira, que encantou os cistercienses - é necessário ar condicionado para manter uma temperatura, que contraste com o agreste calor estival, já nas galerias subterrâneas a temperatura...

"Sátão: 50 Anos de Liberdade" foi ao Preço Certo

O livro " Sátão: 50 Anos de Liberdade " foi ao programa Preço Certo. Este programa vai diariamente para o ar na RTP 1 sob a batuta de Fernando Mendes. Foi pela mão de Maria Conceição Loureiro, que participou no programa que foi para o ar nesta segunda-feira, dia 2 de setembro, que o livro foi oferecido a Fernando Mendes, o apresentador deste popular programa televisivo que há várias décadas está a ser emitido. O livro, da autoria de Acácio Pinto, que trata dos últimos 50 anos de vida autárquica no concelho de Sátão, foi oferecido à participante no concurso pela Junta de Freguesia de Mioma, freguesia onde reside.