Avançar para o conteúdo principal

Deputados do PS, eleitos por Viseu, questionaram o governo sobre acessibilidades a Cinfães e região envolvente

Senhora presidente da assembleia da república:
O concelho de Cinfães insere-se numa paisagem magnífica, de montanha, entre o alto da serra do Montemuro a sul e o rio Douro a norte, e que fruto dessa circunstância se confronta com um grave problema de acessibilidades.
Estão neste caso as acessibilidades que se projetam para Viseu e para a área metropolitana do Porto de que se destacam aqui a EN 225, o IC 35 e a ligação à A4.
Quanto ao IC 35, um itinerário que integra o PRN 2000, entre Penafiel e Sever do Vouga, apesar de ter sido alvo das mais diversas diligências, petições com milhares de assinaturas, lançamento de especificidades técnicas e elaboração do projeto de base no troço entre Penafiel e Castelo de Paiva, este efetuado pelo governo do PS, o que é facto é que nada mais de concreto tem sido dito, pelo atual governo, às populações sobre o estado deste itinerário complementar.
Quanto à EN225, uma estrada que serve os concelhos de Cinfães, Castelo de Paiva, Arouca e Castro Daire é fundamental para todo o vale do rio Paiva e todas as populações aí residentes e funciona como complementar e alternativa à EN 321, em dias neve, na ligação para Viseu. Esta via, muito sinuosa, fruto com certeza da morfologia, encontra-se muito degradada e necessita de uma intervenção estruturante que possa corrigir o seu traçado e requalificar o seu pavimento e sinalização.
Quanto à ligação à A4 impõe-se que de uma vez por todas se equacione esta via para que a acessibilidade de Cinfães á área metropolitana do Porto seja de uma vez por todas melhorada. Esta ligação constituir-se-ia como uma das maiores “ajudas” ao esforço de desenvolvimento que o município de Cinfães está a efetuar no âmbito das políticas de criação de emprego e de fixação das populações, cujo êxito é crucial para a diminuição da elevadíssima taxa de desemprego, superior aos 25%, que afeta o concelho.
Face ao que precede e ao facto de o governo ter colocado na agenda política, recentemente, inúmeros investimentos no âmbito das acessibilidades em todo o país (IEVA), os deputados do PS eleitos pelo círculo eleitoral de Viseu, nos termos constitucionais e regimentais, vêm solicitar ao ministro da economia, através de vossa excelência, senhora presidente, resposta para as seguintes questões:
1. Reitera o governo a importância da construção do IC 35?
1.1. Caso o mesmo seja desenvolvido por troços, qual o primeiro troço que vai ser executado e qual o calendário de execução?
2. Quais as obras que estão programadas para a EN 225 e qual o cronograma de desenvolvimento das mesmas?
3. A ligação de Cinfães à A4 – Barragem do Carrapatelo-Mesquinhata- Marco de Canaveses- é uma prioridade para o atual governo?

3.1. Em caso afirmativo em que estado se encontra essa obra e qual é o compromisso que o governo assume com os cinfanenses para a sua concretização?
Palácio de São Bento, 20 de fevereiro de 2014
Os deputados do PS
Acácio Pinto
José Junqueiro
Elza Pais

Mensagens populares deste blogue

Frontal, genuíno, prestável: era assim o António Figueiredo Pina!

  Conheci-o no final dos anos 70. Trabalhava numa loja comercial, onde se vendia de tudo um pouco. Numa loja localizada na rua principal de Sátão, nas imediações do Foto Bela e do Café Sátão. Ali bem ao lado da barbearia, por Garret conhecida, e em frente da Papelaria Jota. Depois, ainda na rua principal, deslocou-se para o cruzamento de Rio de Moinhos, onde prosseguiu a sua atividade e onde se consolidou como comerciante de referência. Onde lançou e desenvolveu a marca que era conhecida em todo o concelho, a Casa Pina, recheando a sua loja de uma multiplicidade de ferramentas, tintas e artefactos. Sim, falo do António Figueiredo Pina. Do Pinita, como era tratado por tantos amigos e com quem estive, há cerca de um mês e meio, em sua casa. Conheceu-me e eu senti-me reconfortado, conforto que, naquele momento, creio que foi recíproco. - És o Acácio - disse, olhando-me nos olhos. Olhar que gravei e que guardo! Quem nunca entrou na sua loja para comprar fosse lá o que fosse? Naquele ba

"Sátão: 50 Anos de Liberdade" foi ao Preço Certo

O livro " Sátão: 50 Anos de Liberdade " foi ao programa Preço Certo. Este programa vai diariamente para o ar na RTP 1 sob a batuta de Fernando Mendes. Foi pela mão de Maria Conceição Loureiro, que participou no programa que foi para o ar nesta segunda-feira, dia 2 de setembro, que o livro foi oferecido a Fernando Mendes, o apresentador deste popular programa televisivo que há várias décadas está a ser emitido. O livro, da autoria de Acácio Pinto, que trata dos últimos 50 anos de vida autárquica no concelho de Sátão, foi oferecido à participante no concurso pela Junta de Freguesia de Mioma, freguesia onde reside.

RÃS - SÁTÃO: FESTA DE NOSSO SENHOR DOS CAMINHOS, DIA 26 DE MAIO

A tradicional festa de NOSSO SENHOR DOS CAMINHOS, em Rãs, concelho de Sátão, decorrerá, este ano, no dia 26 de maio, domingo da Santíssima Trindade. Estão todos convidados para se associarem a uma das maiores, senão mesmo a maior, romaria da beira, que tem na procissão e nos andores os elementos mais característicos. Nasci, cresci e vivi quase 30 anos em Rãs, onde ainda hoje, semanalmente, me desloco por lá residirem os meus pais e por razões telúricas e emocionais. Altar da capela de Nosso Senhor dos Caminhos Altar da capela da Senhora dos Verdes