Avançar para o conteúdo principal

Interior do país “nunca esteve tão bem” como no actual Governo, diz José Junqueiro

LUSA - «O secretário de Estado da Administração Local, José Junqueiro, considerou hoje que o interior do país nunca teve tanta atenção como na governação do actual primeiro-ministro demissionário José Sócrates.
“O interior nunca esteve tão bem em termos de atenção e de investimentos concretos, como está agora”, declarou José Junqueiro à agência Lusa durante uma visita ao concelho do Sabugal.
Segundo o secretário de Estado da Administração Local, o mais significativo é que “os investimentos, os maiores, os mais qualificados, na educação, na segurança social, ou na saúde, são os maiores dos últimos 100 anos”.
“Não há memória em Portugal, não há comparação possível, quer em matéria dos investimentos, quer em matéria do conceito”, disse, garantindo que o actual Governo tem tido “uma grande atenção pelo interior” do país.
José Junqueiro, que falava num concelho do interior, situado junto da fronteira com Espanha, deu o exemplo dos apoios disponibilizados actualmente para as 27 instituições particulares de solidariedade social locais, que atingem os 4,4 milhões de euros anuais.
Na sua deslocação, o governante visitou as instalações da Câmara Municipal do Sabugal onde cumprimentou cinco jovens estagiários, ali colocados ao abrigo do programa de estágios de jovens licenciados na administração local.
José Junqueiro reconheceu que esta autarquia é “um exemplo a nível nacional” por aderir a este programa e apenas ter um jovem do concelho, sendo os restantes de Trancoso, Aveiro, Covilhã e São João da Madeira.
“É este o espírito do programa”, salientou, referindo que a intenção é justamente permitir que “todos os jovens de Portugal pudessem concorrer para todo o lado”, com a colaboração das autarquias locais.
Referiu que muitos jovens “já estão colocados mas encontramos algumas resistências em alguns Municípios, exactamente porque aqueles candidatos que foram seleccionados não pertenciam à área do Município”.
Adiantou que o Governo abriu duas mil vagas e já foram consolidadas 1.300, lembrando que, em anteriores programas, foram feitos “mais de 3.300 estágios” profissionais.
Na deslocação ao Sabugal, José Junqueiro também visitou o Balcão Único da Câmara Municipal e assistiu à apresentação de propostas de reestruturação de Serviços Municipais e de regeneração urbana.
Em relação ao Balcão Único, declarou à Lusa que “é um exemplo da modernização administrativa promovida pelo Governo em colaboração com as autarquias locais”.
Referiu que o serviço representa “uma oferta de simplificação” de serviços para o público, ao qual as Câmaras Municipais estão a aderir, como aconteceu em relação às Lojas do Cidadão.»

Mensagens populares deste blogue

Frontal, genuíno, prestável: era assim o António Figueiredo Pina!

  Conheci-o no final dos anos 70. Trabalhava numa loja comercial, onde se vendia de tudo um pouco. Numa loja localizada na rua principal de Sátão, nas imediações do Foto Bela e do Café Sátão. Ali bem ao lado da barbearia, por Garret conhecida, e em frente da Papelaria Jota. Depois, ainda na rua principal, deslocou-se para o cruzamento de Rio de Moinhos, onde prosseguiu a sua atividade e onde se consolidou como comerciante de referência. Onde lançou e desenvolveu a marca que era conhecida em todo o concelho, a Casa Pina, recheando a sua loja de uma multiplicidade de ferramentas, tintas e artefactos. Sim, falo do António Figueiredo Pina. Do Pinita, como era tratado por tantos amigos e com quem estive, há cerca de um mês e meio, em sua casa. Conheceu-me e eu senti-me reconfortado, conforto que, naquele momento, creio que foi recíproco. - És o Acácio - disse, olhando-me nos olhos. Olhar que gravei e que guardo! Quem nunca entrou na sua loja para comprar fosse lá o que fosse? Naquel...

Murganheira: O melhor espumante de Portugal!

LETRASECONTEUDOS.PT Ficam no concelho de Tarouca, em Ucanha, a norte do distrito de Viseu, e são um mundo escondido sob aquela colina revestida pela vinha alinhada e bem verde, no verão, antes da colheita das uvas touriga, tinta roriz, gouveio, cerceal, chardonnay ou pinot . Trata-se das Caves da Murganheira e ali estão há mais de 60 anos.  Situadas num espaço magnífico, de transição entre a Beira e o Douro, as Caves da Murganheira conjugam modernidade e tradição. A modernidade do edifício onde se comercializa e prova o segredo encerrado em cada garrafa de espumante e a tradição das galerias das caves "escavadas" a pólvora e dinamite naquele maciço de granito azul. E se no edifício de prova - com um amplo salão, moderno e funcional, com uma enorme janela aberta sobre a magnífica paisagem vinhateira, que encantou os cistercienses - é necessário ar condicionado para manter uma temperatura, que contraste com o agreste calor estival, já nas galerias subterrâneas a temperatura...

"Sátão: 50 Anos de Liberdade" foi ao Preço Certo

O livro " Sátão: 50 Anos de Liberdade " foi ao programa Preço Certo. Este programa vai diariamente para o ar na RTP 1 sob a batuta de Fernando Mendes. Foi pela mão de Maria Conceição Loureiro, que participou no programa que foi para o ar nesta segunda-feira, dia 2 de setembro, que o livro foi oferecido a Fernando Mendes, o apresentador deste popular programa televisivo que há várias décadas está a ser emitido. O livro, da autoria de Acácio Pinto, que trata dos últimos 50 anos de vida autárquica no concelho de Sátão, foi oferecido à participante no concurso pela Junta de Freguesia de Mioma, freguesia onde reside.