Avançar para o conteúdo principal

Pergunta ao Governo sobre Complexo Desportivo de Lamego

Os deputados do PS de Viseu, Acácio Pinto, José Rui Cruz, Paulo Barradas e Helena Rebelo, apresentaram na Assembleia da República, no dia 11 de Março, uma pergunta, dirigida ao Secretário de Estado da Juventude e Desporto, relativamente às obras para o Complexo Desportivo de Lamego e consequente transformação em Centro de Alto Rendimento para o Voleibol, nos seguintes termos:
«Dando continuidade ao trabalho desenvolvido pelo anterior Governo que estabeleceu, no âmbito da dimensão internacional do desporto Português, como prioridade «apoiar o desporto de alto rendimento e as selecções nacionais investindo nos projectos olímpico e paraolímpico», o actual Governo da República tem desenvolvido, ao abrigo da Medida 6 e com a parceria das autarquias, uma rede de «Centros de Alto Rendimento para cada modalidade desportiva, aproveitando as instalações existentes ou recorrendo a construção de raiz, sempre potenciando os recursos endógenos das diferentes regiões do país».
O Complexo Desportivo de Lamego é a única grande infra-estrutura desportiva que o Instituto do Desporto de Portugal tem fora de Lisboa. Marcado por muitos anos de história, o CDL foi, em tempos, um centro de estágio de excelência, uma referência desportiva que passou muito além das nossas fronteiras.
Desde o primeiro momento o Governo, bem, fez incluir o Complexo Desportivo de Lamego na rede de Centros de alto Rendimento, para aí sediar o C.A.R. para o Voleibol.
Em Março de 2009, o Senhor Secretário de Estado da Juventude e Desporto presidiu à assinatura de um protocolo entre o I.D.P. e a Câmara Municipal de Lamego para o lançamento desta obra, um investimento partilhado, no âmbito do QREN, de cerca de 8.000.000 de Euros. Desta feita, o Complexo Desportivo de Lamego, além de beneficiar de uma remodelação das suas actuais instalações, seria dotado de uma série de equipamentos desportivos destinados a transformá-lo em Centro de Alto Rendimento para o Voleibol. Além disso, veria requalificado o seu Centro de Estágios com a construção de novos quartos e espaços, permitindo a formação do «Centro Nacional de Formação Desportiva, dedicado à formação dos recursos humanos do desporto».
Como é sabido o Complexo Desportivo de Lamego continua a degradar-se e começa a estar transformado numa sombra daquilo que foi e representou em tempos para o desporto nacional e local.
Considerando a grande importância que o Complexo Desportivo tem para Lamego, para toda a região – uma vez que gera mais-valias económicas e sociais, potenciando o desenvolvimento regional – e para o desporto nacional, os deputados signatários vêm, por intermédio de Vossa Excelência, nos termos constitucionais e regimentais, perguntar ao Senhor Secretário de Estado da Juventude e Desporto:
. Qual é a situação do projecto que faria do Complexo Desportivo de Lamego um Centro de Alto Rendimento para o Voleibol?
. Para quando está previsto o início das obras para a construção do Centro de alto Rendimento de Lamego para o Voleibol?»
(Foto: maraoonline)

Mensagens populares deste blogue

Frontal, genuíno, prestável: era assim o António Figueiredo Pina!

  Conheci-o no final dos anos 70. Trabalhava numa loja comercial, onde se vendia de tudo um pouco. Numa loja localizada na rua principal de Sátão, nas imediações do Foto Bela e do Café Sátão. Ali bem ao lado da barbearia, por Garret conhecida, e em frente da Papelaria Jota. Depois, ainda na rua principal, deslocou-se para o cruzamento de Rio de Moinhos, onde prosseguiu a sua atividade e onde se consolidou como comerciante de referência. Onde lançou e desenvolveu a marca que era conhecida em todo o concelho, a Casa Pina, recheando a sua loja de uma multiplicidade de ferramentas, tintas e artefactos. Sim, falo do António Figueiredo Pina. Do Pinita, como era tratado por tantos amigos e com quem estive, há cerca de um mês e meio, em sua casa. Conheceu-me e eu senti-me reconfortado, conforto que, naquele momento, creio que foi recíproco. - És o Acácio - disse, olhando-me nos olhos. Olhar que gravei e que guardo! Quem nunca entrou na sua loja para comprar fosse lá o que fosse? Naquel...

Murganheira: O melhor espumante de Portugal!

LETRASECONTEUDOS.PT Ficam no concelho de Tarouca, em Ucanha, a norte do distrito de Viseu, e são um mundo escondido sob aquela colina revestida pela vinha alinhada e bem verde, no verão, antes da colheita das uvas touriga, tinta roriz, gouveio, cerceal, chardonnay ou pinot . Trata-se das Caves da Murganheira e ali estão há mais de 60 anos.  Situadas num espaço magnífico, de transição entre a Beira e o Douro, as Caves da Murganheira conjugam modernidade e tradição. A modernidade do edifício onde se comercializa e prova o segredo encerrado em cada garrafa de espumante e a tradição das galerias das caves "escavadas" a pólvora e dinamite naquele maciço de granito azul. E se no edifício de prova - com um amplo salão, moderno e funcional, com uma enorme janela aberta sobre a magnífica paisagem vinhateira, que encantou os cistercienses - é necessário ar condicionado para manter uma temperatura, que contraste com o agreste calor estival, já nas galerias subterrâneas a temperatura...

"Sátão: 50 Anos de Liberdade" foi ao Preço Certo

O livro " Sátão: 50 Anos de Liberdade " foi ao programa Preço Certo. Este programa vai diariamente para o ar na RTP 1 sob a batuta de Fernando Mendes. Foi pela mão de Maria Conceição Loureiro, que participou no programa que foi para o ar nesta segunda-feira, dia 2 de setembro, que o livro foi oferecido a Fernando Mendes, o apresentador deste popular programa televisivo que há várias décadas está a ser emitido. O livro, da autoria de Acácio Pinto, que trata dos últimos 50 anos de vida autárquica no concelho de Sátão, foi oferecido à participante no concurso pela Junta de Freguesia de Mioma, freguesia onde reside.