Avançar para o conteúdo principal

(Opinião) Medidas difíceis e corajosas!

A história tem-nos mostrado ciclos destes ao longo do tempo. Portanto, não cabe aos políticos e aos detentores democráticos do poder escolher governar neste ou naquele contexto sócio-económico e político, muito menos hoje quando todos os factores interagem globalmente.
O que cabe aos líderes políticos que se encontram no poder ou na oposição é terem a coragem de tomarem as medidas políticas que possam dar uma resposta aos problemas com que se confrontam os seus países e os seus concidadãos.
É disto que se trata também hoje e agora em Portugal.
Agir, num contexto de grave crise internacional, para equilibrar as contas públicas e sem colocar em causa os fundamentos basilares nas nossas opções fundamentais, neste caso o Estado Social, ou seja o Estado que se preocupa com as pessoas e que tenta por via fiscal e por via do apoio social ajudar quem mais precisa, seja na saúde, na educação ou na segurança social.
E neste contexto, as recentes medidas de austeridade que foram apresentadas por José Sócrates na semana passada, que nenhum líder toma de ânimo leve, são difíceis para os portugueses, mas são corajosas e respondem aos problemas enunciados. E são difíceis e corajosas porque cortam na despesa e como tal no rendimento de muitas famílias através da redução do salário e ainda aumentam alguns impostos que se financiam no consumo de todos os portugueses, como é o caso do IVA.
Mas há um dado relevante a ter em conta, é que 2/3 do valor envolvido neste plano virá da redução da despesa do Estado e só 1/3 do aumento de receita.
Os dados estão lançados. Resta agora aos partidos, nomeadamente ao PSD e a Passos Coelho, fazerem opções claras: se querem ser responsáveis ou se querem mais uma crise, sobre a actual crise.
Os portugueses vão estar atentos.

Mensagens populares deste blogue

Frontal, genuíno, prestável: era assim o António Figueiredo Pina!

  Conheci-o no final dos anos 70. Trabalhava numa loja comercial, onde se vendia de tudo um pouco. Numa loja localizada na rua principal de Sátão, nas imediações do Foto Bela e do Café Sátão. Ali bem ao lado da barbearia, por Garret conhecida, e em frente da Papelaria Jota. Depois, ainda na rua principal, deslocou-se para o cruzamento de Rio de Moinhos, onde prosseguiu a sua atividade e onde se consolidou como comerciante de referência. Onde lançou e desenvolveu a marca que era conhecida em todo o concelho, a Casa Pina, recheando a sua loja de uma multiplicidade de ferramentas, tintas e artefactos. Sim, falo do António Figueiredo Pina. Do Pinita, como era tratado por tantos amigos e com quem estive, há cerca de um mês e meio, em sua casa. Conheceu-me e eu senti-me reconfortado, conforto que, naquele momento, creio que foi recíproco. - És o Acácio - disse, olhando-me nos olhos. Olhar que gravei e que guardo! Quem nunca entrou na sua loja para comprar fosse lá o que fosse? Naquele ba

"Sátão: 50 Anos de Liberdade" foi ao Preço Certo

O livro " Sátão: 50 Anos de Liberdade " foi ao programa Preço Certo. Este programa vai diariamente para o ar na RTP 1 sob a batuta de Fernando Mendes. Foi pela mão de Maria Conceição Loureiro, que participou no programa que foi para o ar nesta segunda-feira, dia 2 de setembro, que o livro foi oferecido a Fernando Mendes, o apresentador deste popular programa televisivo que há várias décadas está a ser emitido. O livro, da autoria de Acácio Pinto, que trata dos últimos 50 anos de vida autárquica no concelho de Sátão, foi oferecido à participante no concurso pela Junta de Freguesia de Mioma, freguesia onde reside.

RÃS - SÁTÃO: FESTA DE NOSSO SENHOR DOS CAMINHOS, DIA 26 DE MAIO

A tradicional festa de NOSSO SENHOR DOS CAMINHOS, em Rãs, concelho de Sátão, decorrerá, este ano, no dia 26 de maio, domingo da Santíssima Trindade. Estão todos convidados para se associarem a uma das maiores, senão mesmo a maior, romaria da beira, que tem na procissão e nos andores os elementos mais característicos. Nasci, cresci e vivi quase 30 anos em Rãs, onde ainda hoje, semanalmente, me desloco por lá residirem os meus pais e por razões telúricas e emocionais. Altar da capela de Nosso Senhor dos Caminhos Altar da capela da Senhora dos Verdes