Fim de semana do cabrito em Penalva do Castelo

O “Fim de semana do cabrito” está de regresso a Penalva do Castelo, desta feita a 4 e 5 de março, depois do êxito que foi o evento do ano anterior.
Esta iniciativa tem a chancela da autarquia penalvense e conta com o apoio do Turismo do Centro Portugal e com a adesão dos restaurantes locais.
Nestes dois dias, reina o cabrito em conjunto com apetitosos ingredientes, que atestam a qualidade deste prato gastronómico, confecionado de forma diversificada: assado no forno a lenha, caldeirada ou ensopado, grelhado na brasa, arroz de cabrito, cabrito à padeiro, acompanhado com grelos/migas, batata assada/cozida, arroz no forno e ao mesmo tempo degustar os distintos vinhos “Dão de Penalva”.
Além do cabrito, os restaurantes aderentes do concelho, disponibilizam uma prova de queijo Serra da Estrela, numa iniciativa intitulada "Sabores de Penalva" que resulta como complemento do certame “Feira/Festa do Pastor e do Queijo” realizada anualmente em fevereiro.
Os participantes no “Fim de Semana do Cabrito” habilitam-se ao sorteio de um almoço ou jantar para duas pessoas num dos restaurantes aderentes e uma visita guiada ao solar da Casa da Ínsua. Será distribuído um cupão, por pessoa, onde preencherá nome, morada e contacto. No final realizar-se-á um sorteio com todos os cupões.
A Autarquia Penalvense tem como parceiros do evento, o Turismo Centro de Portugal e os estabelecimentos de restauração aderentes: “O Templo”, “Familiar”, “O Carneiro”, “Pizzaria da Lameira”, “Snack-Bar 259”, “Encosta da Anta”, Hotel de Charme “Casa da Ínsua” e o “O Telheiro”.
A autarquia deixa o repto e diz: “Aceite o convite e venha até Penalva do Castelo para se deliciar com os sabores tradicionais do concelho e degustar o principal ingrediente da ementa – o Cabrito!”
Foto: youtube de aaamarques