Acessibilidades às áreas empresariais de Mundão e Sátão (EN 229) contempladas com 15 milhões

Com a designação de “Acessibilidades ao Parque Industrial do Mundão (Sátão)” o governo afetou a esta obra que envolve os municípios de Viseu e de Sátão a verba de 15 milhões de euros no programa apresentado esta terça-feira, dia 7 de fevereiro, integrada no Programa de Valorização das Áreas Empresariais, que tem como objetivo reforçar a competitividade das empresas, potenciar a criação de emprego e aumentar a exportações.
Quer isto dizer, segundo apurámos junto de fonte que não quis ser identificada, que se se cumprir o protocolo assinado em 2015 na Câmara de Viseu entre as Infraestruturas de Portugal e os municípios de Viseu e de Sátão, a EN 229 vai ser alvo de obras de beneficiação que há tanto se aguardam.
A apresentação deste programa decorreu, no Entroncamento, numa sessão presidida pelo Primeiro-Ministro, António Costa, e em que participaram o Ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, além de autarcas e empresários.
Segundo as Infraestruturas de Portugal (IP), o Programa representa um investimento global de 180 milhões de euros e desenvolve-se em dois eixos, nas três regiões de convergência (Norte, Centro e Alentejo).
Para a criação e expansão de áreas empresariais estão previstos 78 milhões de euros, através da abertura de concursos dos programas operacionais do Portugal 2020, aos quais podem concorrer as autarquias que pretendam melhorar as condições de instalação de empresas.
Outros 102 milhões de euros estão reservados para investir em 12 ligações rodoviárias destinadas a melhorar as ligações entre áreas empresariais já consolidadas e a rede viária existente.
Em termos regionais, 112 milhões de euros serão investidos na Região Norte 50 milhões de euros na Região Centro e 18 milhões de euros na Região do Alentejo.
Ligações rodoviárias que integram o Programa:
Ligação do Parque de Negócios de Escariz (Arouca) à A32 (Sta. Maria da Feira)
Ligação à Área Industrial de Fontiscos (Santo Tirso)
Ligação da Zona Industrial de Cabeça de Porca (Felgueiras) à A11
Ligação do Parque Empresarial de Formariz (Paredes Coura) à A3
Ligação do Parque Empresarial de Lanheses à ER305
Via de Acesso ao Avepark em Guimarães - Parque de Ciência e Tecnologia das Taipas (Espaço Industrial Gandra)
Melhoria das Acessibilidades às Áreas de Localização Empresarial de Famalicão Sul (Ribeirão e Lousado)
Melhoria das Acessibilidades à Área de Localização Empresarial de Lavagueiras (Castelo e Paiva)
Acessibilidades ao Parque Industrial do Mundão (Sátão)
Acessibilidades à Zona Industrial de Riachos (Entroncamento, Golegã, T. Novas)
Ligação da Zona Industrial de Rio Maior à EN114
Melhoria das Acessibilidades à Zona Industrial Campo Maior