Mais uma grande feira do queijo Serra da Estrela,em Penalva do Castelo

Francisco Carvalho era um autarca feliz, este sábado, ao final da manhã, após a abertura oficial de mais um certame que visa dinamizar e promover um dos produtos mais emblemáticos do seu concelho e da região, o queijo Serra da Estrela.
Foi, acompanhado pelo ministro adjunto Eduardo Cabrita, que o ouvimos congratular-se com a excelência destas mais-valias para o seu território e com o trabalho empenhado de todos quantos diariamente fazem desta actividade, da pastorícia e do queijo, o seu modo de vida e a quem ele agradeceu em nome do município.
Este evento, que vai na XXVI edição, contou com a presença de Eduardo Cabrita, também um governante positivamente surpreendido com todo este dinamismo e com estas actividades ligadas ao mundo rural que vão conferindo sustentabilidade e coesão ao interior do nosso país.
Nesta edição de 2017, depois das palavras iniciais, e de uma visita aos stands dos vários produtores, teve lugar uma prova de queijo Serra da Estrela acompanhada com vinho do concelho, com broa e com uma maçã bravo de Esmolfe como sobremesa.
Fizeram questão de estar presentes, em união e coesão com o concelho anfitrião, inúmeros autarcas da região, mas também os responsáveis regionais do ministério da agricultura, do turismo e representantes dos serviços descentralizados do Estado.
Durante a tarde de sábado o programa “Aqui Portugal” fez o resto da festa e levou este concelho e este produto aos quatro cantos do mundo onde se fala em português, nomeadamente aos locais onde há vastas comunidades de Penalva do Castelo, como é o caso de Cumberland, no estado de Rhode Islands, nos Estados Unidos da América, mas também na Europa, como são os casos da Suiça, França e Inglaterra.