Junta de Sátão assinalou os 905 anos com lançamento do livro ‘Olhares’ sobre a freguesia

A Junta de Freguesia de Sátão assinalou esta segunda-feira, dia 9 de maio, os 905 anos do Foral concedido pelo conde dom Henrique e dona Teresa em 111, neste exato dia.
Para assinalar esta efeméride a opção da Junta foi a de editar um livro sobre o seu território, sobre histórias, paisagens e aspetos patrimoniais “construídos” ao longo do tempo, que hoje ainda perduram e que se pretendem perpetuar.
O título do livro, da autoria de Carlos Paixão (texto) e de Carlos Pais (fotos), é “Freguesia de Sátão: Olhares” e foi apresentado na Casa da Cultura com intervenções dos autores, Carlos Paixão e Carlos Pais, que detalharam e circunstanciaram a obra, mas também do Presidente da Câmara, Alexandre Vaz, que saudou a Junta pela iniciativa e, finalmente, pelo Presidente da Junta, António José Carvalho, que agradeceu a presença de todos e distinguiu os autores com palavras de especial agradecimento.
Na sala estavam os autarcas, o pároco, José Cardoso Almeida, e muito público interessado nestes conteúdos patrimoniais da sua terra, afinal uma matéria que todos os dias olham e que a partir de agora irão continuar a olhar, mas sobretudo a ver com outros olhos, a ver melhor.

Para quem estiver interessado, o livro encontra-se à venda na sede da Junta de Freguesia de Sátão pelo preço de sete euros.