Jorge Gomes em Mangualde: ‘Comandante municipal vai dar lugar a coordenador municipal da proteção civil’

Notícia DÃO E DEMO
Jorge Gomes, Secretário de Estado da Administração Interna, anunciou ontem, dia 4 de março, em Mangualde que o governo vai acabar com a figura de comandante municipal da proteção civil para dar lugar ao coordenador municipal da proteção civil. Esta alteração legislativa está para breve e visa dar o máximo de clareza e coerência a toda a cadeia de atuação da proteção civil.
Estas declarações foram efetuadas durante a receção que lhe foi efetuada no salão nobre da Câmara Municipal de Mangualde, onde João Azevedo, presidente da autarquia, agradeceu ao governante a presença em Mangualde para se associar às comemorações distritais do Dia da Proteção Civil que estão a decorrer naquele concelho desde o dia 1 de março e se prolongarão até ao próximo dia 18.
João Azevedo enfatizou ainda o papel importante de todos os agentes do concelho e do distrito na “defesa das populações e na valorização dos territórios” e Jorge Gomes não deixou de lembrar que “os agentes da proteção civil não atuam e trabalham exclusivamente no verão, como muitos pensam, nos incêndios florestais, mas nos 365 dias do anos em tantas ocorrências diárias que acontecem em todo o território”, como nos casos, recentes, das cheias e nos acidentes rodoviários.
Numa declaração emocionada, onde sobressaiu a sua costela de transmontano, Jorge Gomes saudou ainda todos os autarcas e populações que teimam em promover iniciativas, em trabalhar e resistir no interior do nosso país.
De seguida o Secretário de Estado, acompanhado pelo presidente da Câmara, João Azevedo e pelo comandante distrital da proteção civil, Lúcio Campos, efetuou uma visita detalhada à exposição que se encontrava no largo Dr. Couto, em frente à Câmara, onde os diversos agentes de proteção civil explicaram com detalhe ao secretário de estado as suas funções concretas no sistema e a sua capacidade operacional.