quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Autarcas de Sátão e de Vila Nova de Paiva estiveram em Les Ulis/Orsay no festival das geminações

Notícia DÃO E DEMO
O Festival das Geminações promovido pela ACPUO - Association Culturelle Portugaise Les Ulis/Orsay cumpriu mais uma edição, este passado fim-de-semana, dias 20 e 21 de fevereiro.
Neste festival, comemorativo das geminações de Vila Nova de Paiva com Orsay e Sátão com Les Ulis, na região de Paris, em França, os artesãos e produtores foram uma vez mais, recebidos pelos emigrantes, no Gymnase Blondin em Orsay, onde puderam expor e vender artesanato e produtos regionais de fabrico caseiro, como o fumeiro, o pão caseiro, o queijo, entre outros produtos como as compotas e licores, bolos variados e mel.
A autarquia de Vila Nova de Paiva fez-se representar pela vice-presidente, Delfina Gomes, acompanhada pelo chefe da unidade social e cultural, Pedro Nuno Pires, e a de Sátão esteve representada pelo seu presidente, Alexandre Vaz, tendo tido os dois municípios várias monografias em exposição, bem como oferta turística e prova gastronómica de produtos.
O festival contou ainda com a presença do maire d’Orsay, David Ros, acompanhado pelo vereador Alberto da Silva, do presidente do comité francês das geminações e do presidente da câmara de Kempen (Alemanha), com a qual Orsay também se encontra geminada.
Na Mairie d’Orsay foi realizada a inauguração de uma exposição de artes plásticas de artistas alemães de Kempen, na qual compareceram as várias entidades oficiais.
Os momentos culturais do Festival contemplaram desde a atuação de jovens alunas de uma escola de dança de Orsay, dança country, dança do ventre e as atuações do Grupo Folclórico Esperança ACP Les Ulis-Orsay e do Grupo Folclórico Alegria do Minho (Plaisir), encerrando com os ritmos de baile de Marcos Frias & Júlia.

Fonte: Município de Vila Nova de Paiva



Sem comentários:

Enviar um comentário